UIL

200 mil pessoas aguardam por convocação de consulados

- 200 mil pessoas aguardam a convocação, pelos consulados italianos no Brasil, para o reconhecimento da cidadania italiana.  

- A Embaixada da Itália em Brasília e a Rede Consular têm colaborado, ativamente, com as autoridades policiais, no combate à falsificação de documentos e de residências na Itália

- A ação de empresas externas que manipulam o sistema de agendamento “prenota online” já foi repetidamente denunciada e contra ela as repartições consulares se empenham, inclusive mapeando os sites de terceiros que vendem os serviços consulares.

As declarações acima fazem parte da resposta dada pelo Subsecretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Ricardo Merlo, à interrogação do deputado Gianni Tonelli (Grupo Parlamentar Lega - Salvini Premier), que é membro da “Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o fenômeno das máfias e outras associações criminosas, inclusive estrangeiras”, no Parlamento italiano.

A interrogação de Tonelli foi feita em 7 de fevereiro passado, motivada pela matéria da revista semanal Panorama, que publicou denúncias do advogado Luiz Scarpelli, contra os crimes da “máfia da cidadania italiana”, no Brasil e na Itália.

O parlamentar, em seu questionamento, pediu informações sobre as medidas do governo italiano para coibir as organizações criminosas, evidenciadas por operações policiais, tais como a “Super Santos” (Verbano Cusio Ossola - Piemonte) e a “Carioca” (Ospedaletto Lodigiano - Lombardia), que levaram ao cancelamento de milhares de cidadanias italianas.

ACESSE AQUI o questionamento do deputado Gianni Tonelli e a resposta do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália, assinada pelo Subsecretário Ricardo Merlo.