UIL

A revelação mística de Santa Catarina de Bolonha

A transladação pelos Anjos da Santa Casa de Nossa Senhora em Loreto na Itália.

A Santa Casa de Loreto, a casinha de tijolos que se encontra na cidade de Loreto, na Itália, segundo a tradição secular, é a casa onde Nossa Senhora nasceu e viveu na cidade de Nazaré, na Galileia. Foi nesta casa que a Santa Virgem recebeu a Anunciação do Arcanjo Gabriel e onde Ela viveu com Jesus e São José, ao voltarem do Egito. E onde Jesus teria vivido até a idade dos 30 anos.

O grande mistério que envolve a Santa Casa diz respeito ao modo como ela foi transportada da cidade de Nazaré até a cidade de Loreto, na Itália. O fato é descrito em revelações místicas por Santos e Beatos, entre os quais Santa Catarina de Bolonha

No rosário de Santa Catarina de Bolonha (Bolonha, 8 de setembro de 1413 – Bolonha, 9 de março de 1463), escrito pela religiosa no ano de 1440, o acontecimento histórico da transladação milagrosa da Santa Casa de Nazaré é relatado por revelação sobrenatural do Senhor. O texto da Santa foi escrito cerca de trinta anos antes da narrativa impressa da Translatio miraculosa, relatada pelo Beato Giovanni Spagnoli, conhecido como Mantovano, e por Pier Giorgio di Tolomei, chamado Teramano.

Santa Catarina de Bolonha, no texto do rosário, demonstra que está falando diretamente com Jesus, que lhe apareceu pela graça. Ela escreve: "Neste dia (25 de março de 1440), você, ó Senhor, me revelou, aparecendo-me pela graça ...". 

Então, depois de ter relatado "a revelação sobrenatural" que entre aquelas Sagradas Muralhas da Santa Casa de Loreto a Virgem Maria foi "concebida" Imaculada e lá também "nasceu", ela descreve brevemente as várias sucessões do "transporte angelical" da Santa Casa de Nazaré, segundo como lhe foi "revelado" por Jesus durante a aparição.

Textualmente: "No final, esta morada consagrada primeiro por seus apóstolos que celebraram os divinos mistérios com milagres, pela idolatria daquela gente foi transportada para a Dalmácia por uma multidão de anjos. Então, pelas mesmas e por outras razões, eles trouxeram esta igreja muito digna para vários lugares. Finalmente, trazida pelos santos anjos, foi definitivamente posta em Loreto e colocada na província da Itália e nas terras da Santa Igreja" (Rosarium, I Mist. Gaud., Vv. 73 ss. - De uma tradução do texto latino publicada em Messaggio della Santa Casa, 2001, n.7, p.211).

O corpo incorrupto de Santa Catarina de Bolonha, na igreja Corpus Domini, na cidade de Bolonha, na Itália.  A vida da freira Clarissa foi repleta de milagres e manifestações divinas.

É possível duvidar de um "testemunho" tão extraordinário? Santa Catarina de Bolonha é a única Santa que, tendo um corpo incorrupto, permaneceu "assentada" por seis séculos - contra toda a lei natural - por um ato de obediência realizado "depois de sua morte". 

Isso pode ser visto por todos, indo visitá-lo diretamente no Mosteiro Corpus Domini, na Via Tagliapietre n ° 23, em Bolonha. Portanto, pode-se duvidar desta Santa, quanto à veracidade da conversa direta que teve com Jesus e quanto às "revelações" que lhe foram feitas pelo Senhor, que confirmam de maneira extraordinária a "tradição" - continuamente aprovada pela Igreja - da transladação milagrosa da Santa Casa pelos espíritos celestiais (ou anjos)?

De fato, do pequeno texto de Santa Catarina podemos deduzir:

• o motivo da transferência da Santa Casa (a idolatria das populações locais);

• a miraculosidade da transladação (que ocorreu para o ministério dos anjos);

• o transporte para Trsat (Tersatto , em italiano), na Dalmácia (em 1291);

• o transporte "para vários lugares" (como em Ancona, Posatora, em 1295, por nove meses, e em outros lugares);

• a localização estável em Loreto entre 1295 e 1296 (com três transladações "in loco”: no local onde está agora a “tradução” data de 1296);

• o motivo da escolha (porque "terras da Santa Igreja").

Prof. Giorgio Nicolini

Nascido em Ancona (Le Marche), na Itália, em 18 de janeiro de 1951. Bacharel em Sagrada Teologia na "Pontifícia Universidade Lateranense" em Roma. Professor de Religião Católica, escritor, editor e diretor da emissora de televisão católica italiana na Internet TELE MARIA e do jornal informático LA VOCE CATTOLICA.