UIL

A visita de Prodi: pauta intensa com o presidente Lula

O Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Romano Prodi, realizará visita oficial ao Brasil, nos dias 26 e 27 de março. Trata-se da primeira viagem oficial ao Brasil realizada por um Presidente do Conselho de Ministros da Itália na presente década. É também a primeira visita de Romano Prodi a país das Américas. O Presidente do Conselho de Ministros da Itália virá acompanhado de delegação de altos executivos de grandes empresas que atuam em setores estratégicos da economia italiana.

No dia 26, o Presidente do Conselho de Ministros italiano visitará São Paulo, onde será recebido pelo Governador José Serra, proferirá palestra na Fundação Getúlio Vargas e manterá encontros com empresários na FIESP e na Câmara de Comércio Brasil-Itália. Em Brasília, no dia seguinte, manterá encontro de trabalho com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, e será homenageado com almoço no Palácio Itamaraty. Será também recebido pelos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Durante o encontro com o Presidente Lula deverão ser discutidos, entre outros temas, a cooperação econômica e comercial, especialmente nas áreas de infra-estrutura e energias renováveis, com ênfase em biocombustível; integração regional na Europa e na América do Sul; acordo Mercosul-União Européia; Mecanismos Inovadores de Financiamento ao Desenvolvimento; Rodada Doha da OMC; fortalecimento do multilateralismo e reforma da ONU. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente do Conselho de Ministros Romano Prodi deverão reafirmar o compromisso com o estabelecimento de uma parceria estratégica e concordar em instituir Mecanismo de Consultas no mais alto nível político, que contemplará reuniões anuais com vistas à avaliação dos compromissos acordados, à fixação de novas metas para o relacionamento bilateral e à coordenação de posições sobre temas de interesse mútuo da agenda internacional.