UIL

Temer discute comércio bilateral ao receber delegação italiana

O presidente em exercício Michel Temer recebeu nesta terça-feira (5), no Palácio do Planalto, delegação italiana composta de deputados, do embaixador Antonio Bernardini (que apresentará suas credenciais para atuar no Brasil em breve) e presidentes dos conselhos locais de italianos que residem no País. Após o encontro, Renata Bueno, deputada brasileira que representa a América do Sul no parlamento italiano, disse ao Portal Planalto que a expansão do comércio bilateral foi um dos principais temas tratados na reunião.

“Nós falamos muito da relação comercial entre os dois países, até porque a Itália já é muito presente na economia brasileira. Temos muitos investidores italianos continuamente vindo para cá. Então essa migração é muito presente nessa ponte entre Brasil e Itália”, afirmou. A parlamentar também destacou a importância da mudança na política externa promovida pelo novo governo. “E se o presidente Michel Temer hoje tem vontade de abrir mais as portas do Brasil, sem dúvida nenhuma, ele vai mudar a história desse País porque o Brasil ainda é muito fechado”.

Renata Bueno ressaltou ainda que esta é a primeira vez que um presidente brasileiro se encontra com a coletividade italiana que reside no país. “Esse momento hoje é histórico e essa reunião, sem dúvida nenhuma, vai ficar marcada para todos nós que somos italianos no Brasil. Nós somos mais de 30 milhões de descendentes e temos muitas contribuições para a história desse país”.

Comissão bilateral

Os deputados italianos compõem uma comissão oficial bilateral junto com parlamentares do congresso brasileiro. Antes da visita italiana ao presidente Temer, o grupo se reuniu para tratar de diversos temas de interesse comum as duas nações. De acordo com a deputada, essa já é a quinta reunião realizada pela comissão e já estiveram em pauta temas como ciência, tecnologia, investimentos, educação e cultura.