UIL

Americano completa viagem de bicicleta de Pequim a Veneza

O americano Eric Schmidt, que partiu de Pequim em setembro passado para percorrer a Rota da Seda de bicicleta, alcançou hoje, quarta-feira, seu objetivo ao chegar a Veneza, na Itália, após atravessar mais de 12 mil quilômetros e 14 países pedalando.

Schmidt começou sua aventura há mais de três meses na Praça da Paz Celestial, de onde partiu acompanhado de outros seis ciclistas de várias nacionalidades com a intenção de completar sobre duas rodas a façanha realizada por Marco Polo no século XIII.

Os outros ciclistas, no entanto, abandonaram a aventura na primeira etapa, na fronteira chinesa. O americano, de 25 anos, continuou sua viagem sozinho, enfrentando estradas precárias e condições meteorológicas adversas.

Não faltaram algumas surpresas desagradáveis, como o roubo de seu dinheiro e seu telefone no Azerbaijão e a tempestade de neve que o surpreendeu enquanto atravessava um estreito desfiladeiro no Tajiquistão, a 3.700 metros de altitude.

Apesar disso, Schmidt cumpriu seu objetivo e hoje entrou na cidade dos canais acompanhado de vários membros de uma associação ciclista que quis escoltá-lo nos últimos quilômetros de sua viagem, antes que o aventureiro fosse recebido na Prefeitura veneziana com todas as honras.

A idéia da expedição surgiu depois que uma equipe liderada pelo professor italiano Aldo Maroso realizou em 2001 o mesmo trajeto, porém no sentido contrário, usando Veneza como ponto de partida.

O êxito daquela iniciativa levou o grupo a organizar esta nova aventura, que recolheu fundos para projetos de desenvolvimento em vários países atravessados pelo ciclista.