UIL

Bauducco procura equilibrar receita

Disparada na liderança do mercado de panetones e colombas, a Bauducco agora se esforça para crescer nos demais negócios e fugir da sazonalidade, equilibrando melhor a receita.

Atualmente, 35% das vendas da empresa - que não revela o faturamento - estão concentradas em apenas 60 dias do ano: 25% no Natal e 10% na Páscoa. Fora dos produtos sazonais, as torradas são o atual alvo da companhia. A Bauducco está repaginando essa linha: desenvolveu novas embalagens e lançou uma campanha na mídia impressa exaltando o aspecto saudável do produto para aumentar as vendas da categoria. " Nosso objetivo não é apenas distribuir melhor a receita ao longo do ano, mas também balancear os negócios de doces e salgados dentro da empresa " , afirma Paulo Cardamona, gerente de marketing da Bauducco. " Nascemos como uma empresa doce e queremos diversificar a marca " , acrescenta. Os salgados respondem hoje por 30% do negócio da Bauducco. Os biscoitos são outro segmento que a empresa dá atenção especial. " A Bauducco já é a terceira marca de biscoitos no Brasil na categoria até 300 gramas e queremos ampliar nossa participação " , diz Cardamone. Esse mercado, segundo Cardamone, movimenta R$ 3 bilhões por ano. A linha completa de biscoitos responde por 40% do faturamento da empresa.

A idéia da companhia é estar presente no dia-a-dia do consumidor, além do Natal e Páscoa - desde 2002 a empresa não produz mais ovos de Páscoa. No início do ano, lançou produtos de consumo individual - embalagens com uma ou duas unidades - como cookies, brownies e pão de mel. Essa estratégia inclui parcerias com empresas aéreas, como Gol e TAM, que distribuem os produtos da marca em seus vôos, além de hotéis, restaurantes e laboratórios médicos, como o Delboni Auriemo. " Nossa idéia é estar onde o consumidor está " , diz Cardamone. Dentro dessa estratégia, a fabricante ampliou sua distribuição para pontos de venda de menor porte, além das grandes cadeias de supermercados. " Crescemos em mais de 120% em números de pontos de venda " , afirma o executivo.