UIL

Carracci, pintor italiano da Escola Bolognesa (1555, Bologna/1619, Bologna)

Os Carracci formavam uma família de pintores na Bologna. Os irmãos Agostino (1557-1602) e Annibale (1560-1609) e seu primo Lodovico (1555-1619), então proeminentes figuras do século XVI no movimento contra a artificialidade do Maneirismo na pintura italiana, fundaram a Accademia di Belle Arti. 
  
Lodovico era o mais tímido deles, e nunca encontrou realmente o sucesso, como seu primo Annibale. Fora o período em que viajou em estudos, quando ainda jovem, e uma passagem por Roma, ele viveu praticamente toda a sua vida na Bologna, onde produziu a maioria das suas obras.  

Lodovico Carracci foi batizado em 21 de abril de 1555. Com seus primos Agostino e Annibale fundou em Bolonha a Accademia di Belle Arti, que opôs ao maneirismo da segunda metade do século XVI um ecletismo classicista, disposto a reunir o desenho de Rafael ao colorido de Correggio. Durante todo o século XVII a influência da escola de Bologna se fez presente na Europa. No grupo de seus fundadores, Lodovico Carracci, que morreu em Bolonga em 3 de novembro de 1619, foi principalmente o grande teórico. Mas sua "Madona" (Academia de Belas-Artes, Bologna) demonstra que também foi bom pintor.