UIL

Casas de 1 euro na Itália, o que você precisa saber

A oferta de casas a 1 euro na Itália continua em expansão,  em 2021. O projeto Case a 1 Euro partiu de pequenas aldeias italianas, com o objetivo de combater o abandono da população e reavivar zonas em dificuldade. A possibilidade de comprar casas baratas na Itália atrai a atenção de brasileiros. Entretanto, muitos têm dúvidas e dificuldades de compreensão, por não entender o idioma italiano.

Onde as casas a 1 euro estão à venda na Itália? Qual o custo final? Por onde começar quando queremos comprar Casas de 1 Euro na Itália? Veja a seguir as respostas para três das perguntas mais frequentes.

Onde estão as casas por 1 euro na Itália

O Projeto Casas de 1 Euro na Itália funciona em mais de 40 municípios italianos. Atualmente, mais de 50 municípios estão com projetos ativos, segundo o site italiano Case a 1 Euro, em diferentes estágios de implantação. Alguns estão apenas iniciando a busca por compradores e proprietários interessados em vender. Outros estão realizando o censo de imóveis, detectando aqueles aptos para venda e renovação. Já outros municípios estão em fase de execução do projeto, com casas à venda por 1 euro com entrega imediata. 

VEJA AQUI a lista dos municípios do projeto CASAS A 1 EURO na Itália 

Qual o custo final

As casas de 1 euro são vendidas aos compradores por 1 euro, mediante o compromisso de reformá-las e habitá-las. A reforma de uma casa abandonada ou em ruínas pode variar de acordo do estado em que se encontra. 

Pratola Peligna (Abruzzo), um dos municípios que participam do projeto Case a 1 Euro Foto: Flickr

Os custos a considerar são os seguintes:

1. custos notariais e administrativos para a transferência da propriedade
2. impostos para o registro da propriedade
3. custos para preparar o projeto de reforma (geralmente dentro de 365 dias após a compra).
4. gastos com a reforma da casa (material e mão de obra), que devem iniciar, normalmente, após dois meses da obtenção de todas as licenças.
Em geral, o custo costuma ser baixo ou menor que o preço de uma casa no mercado imobiliário.

LEIA TAMBÉM: Casas por 1 Euro na Itália 2021

Assim que o comprador tiver todas as licenças, os trabalhos devem ser iniciados dentro do prazo estipulado pelo município. A fim de garantir a correta execução das obras por parte do comprador, o município pede a contratação de uma apólice de fiança entre € 1.000,00 e € 5.000,00. A apólice expira no final das obras concluídas, geralmente dentro de 3 anos.

Biccari (Puglia), que também faz parte do projeto, possui cerca de 3 mil habitantes Foto: Divulgação/Comune di Biccari

É recomendado que os interessados em realizar a compra entrem em contato com um cartório local e trabalhar com engenheiros construtores italianos, pois eles conhecem melhor as leis, protocolos e processos de compra e renovação.

Redução de impostos para reestruturação de edifícios e eficiência energética

O Governo italiano, a quem reforma sua casa, oferece o SUPER ECOBONUS que dá a possibilidade de recuperar 110% do investimento realizado. O benefício estará disponível até o final de 2021. Clique aqui para saber mais

Conforme o município, outros benefícios fiscais, de energia ou de construção podem ser usados para a compra e renovação das Casas de 1 Euro. Portanto, recomenda-se entrar em contato com um contador italiano com experiência na área.

Por onde começar quando queremos comprar Casas de 1 Euro na Itália

O primeiro passo é identificar as casas de 1 euro que se encontram à venda. Aqui você encontra a lista de municípios que participam do projeto e também pode visitar o site italiano Case a 1 Euro , que mantém informações atualizadas sobre o assunto. Identificado o município, o local deve ser visitado pessoalmente. Alguns municípios exigem a compilação de formulários, através dos quais os compradores manifestam o seu interesse e são obrigados a adquirir e renovar a casa. Antes, entretanto, convém acessar o edital que fica disponível no site do comune – veja aqui um exemplo . A Comissão Municipal avaliará as propostas e projetos apresentados, priorizando parâmetros por eles definidos.