Mestre da fotografia, o italiano Vittorio Storaro tem retrospectiva de sua obra no Brasil
O premiado diretor de fotografia Vittorio Storaro tem mostra no Centro Cultural São Paulo. Confira a programação gratuita.
Diretores de fotografia escrevem com luz e movimento, usando sombra e cor para pontuar uma importante parte da linguagem de um filme. Esse pensamento revela de forma poética a visão requintada que o mestre italiano Vittorio Storaro imprime em sua profissão. Por essa razão tem sido convidado desde a década de 1960 para integrar as equipes de filmagem de importantes cineastas. Para ilustrar sua obra, o Centro Cultural São Paulo está promovendo, até o dia 27, a mostra Vittorio Storaro Poeta da Luz.
Atualmente com 68 anos, ele soma em sua carreira diversas premiações, entre elas três prêmios da Academia de fotografia pelos filmes Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola; Reds, de Warren Beatty; e O último imperador, de Bernardo Bertolucci.
Mesmo quando o filme não é considerado bom, sua arte se sobrepõe a isso. É o caso de O exorcista: o início, de Renny Harlin. Com roteiro e direção infinitamente inferiores ao longa-metragem que deu origem à franquia O exorcista, de William Friedkin (1973) , a produção, rodada em 2003, captura com harmonia o contraste entre o sol do deserto e as sombras das cavernas.
Outro pensamento de Storaro que descreve seu respeito pelo cinema é: Não importa em que parte do mundo a tela esteja, através dela somos capazes de expressar a nós mesmos, a nossa cultura, os nossos sentimentos e as nossas emoções, ensinando-nos uns aos outros (...) através dela somos capazes de crescer juntos.
Serviço
Mostra Vittorio Storaro Poeta da Luz
Data: até 27/03
Local: Centro Cultural São Paulo Sala Lima Barreto
Endereço: rua Verqueiro, 1000 - Centro
Grátis
Programação:
Projeções em DVD
Pássaro da Pluma de Cristal
(Itália/Alemanha, 1970, 98 min) Dir.: Dario Argento. Com Tony Musante, Suzy Kendall, Eva Renzi, Enrico Maria Salermo e outros.
Após presenciar o assassinato de uma mulher, escritor passa a ser perseguido pelo serial killer que a matou.
Datas: dia 23, às 16h
Último Tango em Paris
(França/Itália, 1972, 129 min) Dir.: Bernardo Bertolucci. Com Marlon Brando, Maria Schneider, Jean-Pierre Léaud e outros.
Em um apartamento vazio, um americano perturbado pelo suicídio de sua esposa e uma jovem francesa se entregam a um intenso jogo sexual.
Datas: dia, 20 às 16h
Giordano Bruno
(1973, Itália/França, 114 min) Dir.: Giuliano Montaldo. Com Gian Maria Volonté, Renato Scarpa, Mark Burns, Charlotte Rampling e outros.
Baseado em fatos reais, o filme mostra a vida do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano Bruno, executado na fogueira pela Inquisição, em 1600, por suas teorias contrárias aos dogmas católicos.
Datas: dia19, às 16h
Feitiço de Áquila
(Estados Unidos, 1985, 121 min). Dir.: Richard Donner. Com Michelle Pfeiffer, Rutger Hauer, Matthew Broderick e outros.
Um poderoso feitiço faz com que um casal apaixonado nunca se encontre: à noite, ele se transforma em lobo e, de dia, ela vira falcão.
Datas: dia 25, às 16h
Dick Tracy
(Estados Unidos, 1990, 107 min) Dir.: Warren Beatty. Com Warren Beatty, Charlie Kosmo, Glenne Headly, Madonna e outros.
Na tentativa de colocar ordem na cidade, um detetive e um garoto de rua têm de enfrentar um grupo de gângsteres.
Datas: dia 25, às 18h10
Politicamente Incorreto
(Estados Unidos, 1998, 107 min) Dir.: Warren Beatty. Com Warren Beatty, Halle Berry, Don Cheadle, Paul Sorvino e outros.
Acreditando que sua carreira política está acabada, um senador adquire uma valiosa apólice de seguro e contrata um assassino para matá-lo. Antes, porém, decide falar a verdade em público, o que acaba transformando-o no líder das pesquisas eleitorais.
Datas: dias 21 às 18h30 e 26 às 18h30
La Luna
(Itália/Estados Unidos, 1979, 142 min) Dir.: Bernardo Bertolucci. Com Jill Clayburgh, Mathew Barry, Veronica Lazar, Renato Salvatori e outros.
Ao viajar à Itália para estrelar uma ópera, uma cantora americana tem de enfrentar os problemas de seu filho adolescente envolvido com drogas.
Datas: dia 20 às 20h30 e 25 às 20h
O Pequeno Buda
(França/Reino Unido/Liechtenstein, 1993, 140 min) Dir.: Bernardo Bertolucci. Com Keanu Reeves, Chris Isaak, Bridget Fonda, Raju Lal e outros.
Um arquiteto americano recebe a visita de dois monges tibetanos que acreditam que seu filho possa ser a reencarnação de Buda. Em uma viagem ao Butão, o menino, juntamente com outras crianças, será posto à prova para demonstrar quem é o novo líder espiritual.
Datas: dia 22, às 16h
O Último Imperador
(Itália/Inglaterra/China/Hong Kong, 1987, 165 min) Dir.: Bernardo Bertolucci. Com John Lone, Joan Chen, Peter O´Toole, Ying Ruocheng e outros.
Fora da Cidade Proibida, tomada pelos comunistas, o herdeiro do trono chinês é obrigado a sobreviver em um mundo desconhecido, porém fascinante para ele.
Datas: dias 21 às 20h30 e 26 às 20h20
O Céu que nos Protege
(Itália/Inglaterra/Estados Unidos, 1990, 137 min) Dir.: Bernardo Bertolucci. Com John Malkovich, Debra Winger, Campbell Scott, Jill Bennett e outros.
Após a Segunda Guerra Mundial, casal de milionários viaja para a África na tentativa de salvar seu casamento. O deserto, no entanto, não facilita as coisas e os afasta cada vez mais.
Datas: dias 26 às 16h e 27 às 16h
1900
(Itália/Alemanha/França, 1976, 243 min) Dir.: Bernardo Bertolucci. Com Robert De Niro, Gerard Depardieu, Burt Lancaster, Dominique Sanda e outros.
Tendo a amizade entre o filho bastardo de camponeses e o herdeiro uma família de latifundiários como base, o filme trata das diferenças sociais e faz uma retrospectiva da Itália entre o início do século 20 e a Segunda Guerra Mundial.
Datas: dias 22 às 18h, 23 às 18h e 27 às 19h.
Notícias Relacionadas
-
Festival de Cinema Italiano apresenta filmes inéditos no Brasil
05 Nov 2024 -
4 filmes ambientados no Império Romano para assistir no Youtube
31 Oct 2023 -
7 Filmes italianos para assistir no Youtube
31 Oct 2023 -
12 Filmes italianos clássicos para assistir de graça no Youtube
09 Nov 2022 -
8 ½ Festa do Cinema Italiano: Online e com acesso gratuito
25 Aug 2020