UIL

8 ½ Festa do Cinema Italiano: Online e com acesso gratuito 

Programação completa: www.festadocinemaitaliano.com.br 

Assista a vinheta do FCI 2020: https://bit.ly/fci2020_vinheta 

Acesse aqui a todos os trailers: https://bit.ly/trailer_FCI2020 

Neste ano, o 8 ½ será realizado em casa, em um formato totalmente online, entre os dias 28 de agosto a 10 de setembro. Os filmes poderão ser acessados diretamente no site do festival (www.festadocinemaitaliano.com.br) e por meio da plataforma Looke (www.looke.com.br); para assistir é necessário realizar um cadastro gratuito no site.

Depois de mais de uma década de sucesso em dezenas de cidades lusófonas e em três continentes diferentes, este ano o 8 ½ Festa do Cinema Italiano aceita o desafio de oferecer uma edição totalmente online com qualidade à altura dos filmes da programação. Vinte dos melhores filmes italianos dos últimos anos, a maioria deles ainda inéditos no Brasil, estarão disponíveis online para todo território nacional pelo 8½.

Com o objetivo de alcançar o maior público possível, os filmes podem ser assistidos via web, em Smart TV, tablet e nos principais suportes iOS e Windows.

Os espectadores terão acesso a uma grande variedade de filmes, recentes e de grande sucesso na Itália e em diversos países. A programação conta também com realizadores, atrizes e atores que estarão presentes virtualmente por meio de vídeos de apresentação preparados especialmente para ocasião.

Realização e apoios

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso e Risi Film Brasil e com o apoio institucional fundamental da Embaixada da Itália em Brasília, dos Consulados Gerais do Rio de Janeiro e São Paulo, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro, do Consulado Italiano de Belo Horizonte e do Instituto Cinecittà Luce.

Além dos parceiros institucionais, o evento é realizado com o patrocínio principal da Generali Seguros, primeira seguradora estrangeira a chegar no Brasil, há 95 anos. A Generali Seguros Integra o Grupo Generali, maior companhia de seguros da Itália e uma das maiores da Europa, presente em cerca de 50 países.

Em 2020, o Festival também conta com os parceiros de mídia Folha de São Paulo, Adoro Cinema, Ingressos.com e Comunità Italiana.

Novas tendências e inovações do cinema italiano

Nesta edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, estão garantidas as premières de importantes filmes, que revelam as novas tendências e inovações do cinema italiano e passaram pelos mais importantes festivais internacionais, como o premiado Normal, de Adele Tulli, que estreou no Festival de Cinema de Berlim 2019; A Passagem, de Michele Manzolini e Federico Ferrone, que estreou na mostra Sconfini do Festival de Veneza 2019; Selfie, de Agostino Ferrente, que também integrou o Festival de Berlim 2019 e vem recebendo elogios e prêmios por sua linguagem ousada e sua forma incomum de captar o cotidiano de dois jovens napolitanos por meio das imagens que eles mesmos registraram com seus telefones celulares; na lista, também está o criativo O Aprendizado, de Davide Maldi, que integrou a competição do Festival de Locarno 2019, um ousado docu-fiction sobre o cotidiano de uma escola de hotelaria italiana.

A lista ainda inclui o premiado e aclamado Martin Eden, de Pietro Marcello, que garantiu a Luca Marinelli a Copa Volpi de Melhor Ator no Festival de Veneza 2019. O longa estreou em circuito no Brasil em março, mas teve sua campanha reduzida por conta da Covid 19. Agora, o público de todo o País poderá conferir gratuitamente o trabalho de um dos mais aclamados atores italianos da nova geração, que também integra o elenco de diversas produções internacionais, como The Old Guard, em cartaz na Netflix, em que Marinelli contracena com Charlize Theron.

A seleção traz também O Rei de Roma, de Daniele Luchetti, uma sátira inteligente sobre a figura controversa de Silvio Berlusconi, que já entrou em circuito no Brasil mas volta ao Festa com uma chance rara para o público brasileiro conferir o trabalho do diretor Daniele Luchetti, que neste ano abre o 77º Festival de Veneza, em 2 de setembro, com seu novo longa: Lacci.

Neste ano, há ainda grandes sucessos de público e crítica como Nápoles Velada, do prestigiado diretor Ferzan Ozpetek, com Giovanna Mezzogiorno e Alessandro Borghi, vencedor do David de Donatello de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte 2018.

Apresentamos ainda o premiado Fortunata, exibido no Festa 2018, mas inédito em circuito comercial no Brasil. O longa deu a Jasmine Trinca o prêmio de Melhor Atriz e competiu na Mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes 2017 e o David de Donatello de Melhor Atriz. Jasmine, uma das mais festejadas atrizes do cinema italiano contemporâneo, que neste ano assina também a direção do curta Being My Mom, em competição na mostra Orizzonti do Festival de Veneza 2020.

A animação italiana também ganha destaque com A Gata Cinderela, de Alessandro Rak, que fez sua estreia mundial no Festival de Veneza 2017. O longa, que faz uma releitura moderna e adulta do clássico conto de fadas e transfere a ação para Nápoles, estreou com sucesso em dezenas de países em todo o mundo.

Outro clássico que ganha uma releitura contemporânea e bem-humorada é Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas. Dirigido por Giovanni Veronesi, Os Mosqueteiros do Rei foi um dos maiores sucessos de bilheteria da história recente do cinema italiano. O longa conta com um elenco estelar formado por nomes como Pierfrancesco Favino, Valerio Mastandrea, Rocco Papaleo e Sergio Rubini, que vivem D’Artagnan, Athos, Aramis e Porthos às voltas com o tédio da vida cotidiana até que são convocados novamente para uma missão.

Não falta espaço para as comédias que, além de serem sucesso de bilheteria, também lançam um olhar inteligente sobre a vida na Itália contemporânea como O Sonho de Uma Família, de Ginevra Elkann, Como um Peixe Fora D’Água, de Riccardo Milani, A Vida Em Família, de, e E Agora? A Mamãe Saiu de Férias!, de Alessandro Genovesi. Outra produção da safra é Bendita Loucura, mais recente filme de uma das estrelas da comédia italiana: Carlo Verdone, que dirige e atua no filme.

O suspense ganha destaque com Testemunha Invisível, de Stefano Mordini, que traz Riccardo Scamarcio, Miriam Leone e Fabrizio Bentivoglio em uma intrincada trama que nos é revelada por meio da perspectiva de cada um dos personagens.

A programação completa com os filmes e horários está disponível no website oficial: www.festadocinemaitaliano.com.br.

8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO 2020 - EM CASA ONLINE E GRATUITO

DATA: 28 de agosto a 10 de setembro

Programação disponível em http://www.festadocinemaitaliano.com.br/ 

Acesso aos filmes: Para acessar a programação é preciso se cadastrar na plataforma Looke (www.looke.com.br). Os filmes estarão disponíveis a partir das 9h do dia 28 de agosto até às 22h do dia 10 de setembro.

Aviso: Todos os filmes estarão disponíveis durante todo o período, com exceção de O Sonho de uma Família (Magari?) e A Gata Cinderela (Gatta Cenerentola), disponíveis exclusivamente por 24h, durante o período, nos dias 29 de agosto e 05 de setembro, respectivamente a partir das 18h.

SINOPSES

Para acessar imagens, trailer, cartaz e fichas técnica dos filmes: https://bit.ly/fci2020_imagens

FILME INÉDITO
NÁPOLES VELADA (NAPOLI VELATA)
Dir. Ferzan Ozpetek
ITÁLIA // 2018 // 113’ // DRAMA // 16 ANOS

O enredo é centrado em torno de Adriana, uma médica legista de Nápoles nos seus quarenta anos que se apaixona por um homem mais jovem e passa a noite com ele em sua casa. Na sequência se envolve em um contexto de assassinato e começa a questionar sua própria sanidade. A história se desenrola com uma cidade tão emblemática que acompanha a narrativa, como se fosse ela própria uma das protagonistas. A produção foi vencedora do David de Donatello de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte 2018
Elenco: Giovanna Mezzogiorno, Alessandro Borghi, Anna Bonaiuto.

FILME INÉDITO
NORMAL (NORMAL)
Dir. Adele Tulli
ITÁLIA // 2019 // 70’ // DOCUMENTÁRIO // 16 ANOS

Um dos documentários italianos mais premiados do ano, Normal é uma jornada visual perturbadora através das normas de gênero na sociedade contemporânea. A diretora Adele Tulli sai para as ruas para captar cenas rotineiras da sociedade italiana que reforçam a ideia de heteronormatividade. Imersos em um mosaico caleidoscópico de cenas visualmente poderosas, os espectadores experimentam a performance ritualizada de feminilidade e masculinidade escondida em interações comuns, desde o nascimento até a idade adulta.

FILME INÉDITO
SELFIE (SELFIE)
Dir. Agostino Ferrente
ITÁLIA // 2019 // 78’ // DOCUMENTÁRIO // 12 ANOS

Nápoles, Rione Traiano. No verão de 2014, por meio de seus smartphones, dois adolescentes retratam o violento e complexo mundo que os rodeia nos subúrbios da Itália. As imagens são feitas com o celular constantemente em modo selfie. Desde abuso da força policial até sombras dos dias de máfia que ainda influenciam parte dos habitantes, o local permanece como uma construção social do que um dia o dominou. O integrou o Festival de Berlim 2019 e vem recebendo elogios e prêmios por sua linguagem ousada.
Elenco: Alessandro Antonelli, Pietro Orlando.

FILME INÉDITO
O APRENDIZADO (L'APPRENDISTATO)
Dir. Davide Maldi
ITÁLIA // 2019 // 84’ // DOCUMENTÁRIO // 14 ANOS

Um garoto de 14 anos começa a estudar em uma renomada escola de catering conhecida por seus métodos rígidos: os alunos aprendem que o cliente é o objetivo fundamental do seu ofício. As lições sobre culinária, etiqueta, lei e religião os fazem confrontar suas fraquezas e habilidades constantemente. No fim do ano, Luca, em seu uniforme preto impecável, enfrentará o primeiro teste de sua nova carreira como garçom e futuro maître d’hôtel.
Elenco: Mario Burlone, Lorenzo Carpani, Enrico Colombini.

FILME INÉDITO
BENDITA LOUCURA (BENEDETTA FOLLIA)
Dir. Carlo Verdone
ITÁLIA // 2017 // 110’ // COMÉDIA // 14 ANOS

Guglielmo acabou de ser deixado pela mulher. Perdido e sem encontrar sentido na vida, sofre uma transformação quando conhece Luna, a nova vendedora da sua loja, uma jovem muito animada dos subúrbios de Roma, que o atinge em cheio com a sua alegria. Quando ela o convence a usar um app de encontros para esquecer a ex, Guglielmo embarca em uma série de encontros amorosos absurdos. O mais recente filme de uma das estrelas da comédia italiana: Carlo Verdone.
Elenco: Carlo Verdone, Ilenia Pastorelli.

FILME INÉDITO
COMO UM PEIXE FORA D'ÁGUA (COME UN GATTO IN TANGENZIALE)
Dir. Riccardo Milani
ITÁLIA // 2017 // 98’ // COMÉDIA // 12 ANOS

Giovanni e Monica não podiam ser mais diferentes. Ele é um intelectual que apoia a integração social e vive no centro de Roma. Ela é uma ex-caixa de supermercado que enfrenta um dia-a-dia muito problemático nos subúrbios de Roma. Nunca teriam se conhecido se os seus filhos não tivessem começado a namorar e o único ponto em comum dos dois é: ambos desejam que a relação dos filhos termine! Uma divertida comédia sobre as diferenças de classe e políticas de integração.
Elenco: Paola Cortellesi, Antonio Albanese, Sonia Bergamasco.

FILME INÉDITO
Os Mosqueteiros do Rei (I Moschettieri del Re - La penultima missione)
Dir. Giovanni Veronesi
ITÁLIA // 2018 // 109’ // COMÉDIA // 14 ANOS

D’Artagnan, Athos, Aramis e Porthos. Os famosos mosqueteiros são agora um criador de gado com uma improvável pronúncia francesa, um guarda de um castelo, um padre cheio de dívidas e um bêbado dono de uma estalagem. Um pouco fora de tempo e desiludidos com a vida, são chamados a uma nova aventura. A paródia italiana do romance de Dumas é um dos filmes de maior sucesso da bilheteria no país.
Elenco: Pierfrancesco Favino, Valerio Mastandrea, Rocco Papaleo, Sergio Rubini

FILME INÉDITO
A PASSAGEM (IL VARCO)
Dir. Federico Ferrone e Michele Manzolini
ITÁLIA // 2019 // 70’// DRAMA // 14 ANOS

Romano Ismani é um soldado italiano de família russa que precisou lutar por sua carreira no exército durante a Segunda Guerra Mundial. Quando a Alemanha declara guerra contra a União Soviética, ele é levado ao fronte durante a invasão da Rússia. Um dos poucos soldados que falam russo e são capazes de se comunicar com inimigos e prisioneiros, ele se vê assombrado pelos horrores da guerra e pelas lembranças de atrocidades que ele presenciou e cometeu no passado em nome do Fascismo. O filme foi ovacionado no Festival de Veneza 2019, exibido na mostra Sconfini.
Elenco: Emidio Clementi (voz do soldado)

FILME INÉDITO
FORTUNATA (Fortunata)
Dir. Sergio Castellitto
ITÁLIA // 2017 // 103’// DRAMA // 16 ANOS

Fortunata tem uma vida atormentada, uma filha de oito anos e um casamento fracassado. Cabeleireira à domicílio, vive nos subúrbios e atravessa a cidade diariamente para tratar do cabelo de senhoras burguesas. Fortunata luta todos os dias com uma determinação feroz para realizar seu sonho: abrir o seu próprio salão e controlar o seu destino, conquistando a sua independência e o direito à felicidade. Fortunata é uma incursão íntima e poderosa na Itália de hoje, que luta para chegar ao fim do mês e que, apesar das dificuldades, com seu voluntarismo, consegue manter a cabeça erguida. Um hino poético à fúria de viver, com Sergio Castellitto muito inspirado e uma combativa Jasmine Trinca, agraciada com o prêmio de Melhor Atriz no Un Certain Regard, do Festival de Cannes 2017.
Elenco: Jasmine Trinca, Nicole Centanni, Alessandro Borghi.

A GATA CINDERELA (GATTA CENERENTOLA)
Dir. Alessandro Rak, Marino Guarnieri, Ivan Cappiello, Dario Sansone
ITÁLIA // 2017 // 87’ // ANIMAÇÃO // 12 ANOS

Uma releitura moderna e adulta do famoso conto de fadas. Mia, conhecida como Cinderela, vive dentro do Megaride, um enorme navio parado no porto de Nápoles há mais de 15 anos. Seu pai, Vittorio Basile, um rico proprietário do navio e cientista, morreu, enterrando com ele os segredos tecnológicos do navio e o sonho de tornar o porto um local desenvolvido. Em silêncio, ela busca vingança: matar quem assassinou seu pai e libertar sua cidade para sempre.
Elenco: vozes de Alessandro Gassman, Antonio Brachi, Daniele Bigliardo, Luciano Stella, Maria Pia Calzone.

E AGORA? A MAMÃE SAIU DE FÉRIAS! (10 GIORNI SENZA MAMMA)
Dir. Alessandro Genovesi
ITÁLIA // 2020 // 94’ // COMÉDIA // 12 ANOS

Giulia é uma mãe que abandonou a carreira para se dedicar aos seus três filhos. Carlo é marido de Giulia mas, diferente dela, não tem tempo para a família e passa mais tempo no trabalho do que em casa. Tudo muda quando Giulia, cansada da monotonia de sua vida, decide sair de férias por dez dias, deixando Carlo sozinho com as crianças.
Elenco: Fabio De Luigi, Valentina Lodovini, Angelica Elli.

MARTIN EDEN (MARTIN EDEN)
Dir. Pietro Marcello
ITÁLIA // 2019 // 129’ // DRAMA // 14 anos

Martin Eden é um jovem escritor de baixa renda que entra em conflito com a burguesia. Encarando um novo mundo, ele se apaixona e descobre como escritores são vistos em uma sociedade aristocrática. Se sentindo deslocado de tudo que faz parte de sua essência, o rapaz percebe que não há como voltar para o que costumava ser. Enquanto tenta publicar alguma obra de grande sucesso, Martin se questiona sobre o mercado literário, a sociedade e sua própria natureza como criador. A adaptação da novela de Jack London garantiu a Luca Marinelli a Copa Volpi de Melhor.
Ator no Festival de Veneza 2019
Elenco: Luca Marinelli, Carlo Cecchi, Marco Leonardi.

O REI DE ROMA (IO SONO TEMPESTA)
Dir. Daniele Luchetti
ITÁLIA // 2018 // 102’ // COMÉDIA DRAMA // 14 anos

Numa Tempesta é um focado e carismático homem de negócios que, levado por uma gigante necessidade de ser bem sucedido, faz qualquer coisa para fechar um negócio, mesmo que isso o leve a infringir a lei. Depois de uma negociação dar errado, ele é pego pela polícia e condenado a um ano de prisão domiciliar, mas agora fará de qualquer coisa para voltar a trabalhar normalmente.
Elenco: Marco Giallini, Elio Germano, Marcello Fonte.

O SONHO DE UMA FAMÍLIA (MAGARI?)
Dir. Ginevra Elkann
ITÁLIA // 2019 // 104’ // DRAMA/ROMANCE // 14 anos

Alma tem 9 anos, e ao lado de seus irmãos, Jean e Seb, ela vai ter que enfrentar diversas mudanças no seu cotidiano. Com seus pais separados, a garota agora deve lidar com a mãe se casando novamente, com a chegada de um novo bebê e vai precisar passar duas semanas na Itália com seu pai, isso antes de se mudar definitivamente. Um retrato íntimo e nostálgico sobre a família Elkann, os proprietários da marca Fiat.
Elenco: Riccardo Scamarcio, Alba Rohrwacher, Milo Roussel.

TESTEMUNHA INVISÍVEL (IL TESTIMONE INVISIBILE)
Dir. Stefano Mordini
ITÁLIA // 2018 // 102’ // THRILLER // 14 anos

Adriano Doria é o empresário do ano em Milão. Ele dirige uma BMW, usa um Rolex extravagante, tem uma adorável esposa e filha e, também, uma bela amante. Mas agora ele está em prisão domiciliar, acusado de assassinato após ser flagrado em um quarto de hotel com a amante morta, cujo corpo estava coberto de dinheiro.
Elenco: Riccardo Scamarcio, Miriam Leone, Fabrizio Bentivoglio

O CARAVAGGIO ROUBADO (UNA STORIA SENZA NOME)
Dir: Roberto Andò.
ITÁLIA // 2018 // 110' // SUSPENSE // LEG.PT // 14 ANOS

Valeria é a jovem secretária de um produtor de cinema, mora com a mãe e é escritora fantasma para um roteirista de sucesso. Quando ela recebe de presente de um estranho uma trama de filme com o nome de "A História Sem Nome", contando a história do misterioso roubo da pintura Natività de Caravaggio, ela se vê imersa em uma implacável conspiração
Elenco: Laura Morante, Alessandro Gassman, Micaela Ramazzotti.

DESAFIO DE UM CAMPEÃO (IL CAMPIONE)
Dir. Leonardo D'Agostini
ITÁLIA // 2019 // 105' // DRAMA // LIVRE

Christian é uma estrela do futebol. Valerio é um professor arisco e solitário. Vindos de dois mundos diferentes, os dois deverão encontrar forças um no outro, quando Valerio é destacado para ajudar Christian a controlar o seu temperamento depois de causar problemas em campo.
Elenco: Stefano Accorsi, Andrea Carpenzano, Massimo Popolizio, Anita Caprioli, Mario Sgueglia

UMA QUESTÃO PESSOAL (UNA QUESTIONE PRIVATA)
Dir. Paolo e Vittorio Taviani.
ITÁLIA // 2017 // 84’ // DRAMA // 14 ANOS1943, durante a guerra de libertação nas Langhe, as colinas do sul do Piemonte, o militar Milton encontra-se dividido entre a luta contra os nazi-fascistas, a amizade com os companheiros do exército e o seu amor clandestino por Fulvia.
Paolo e Vittorio Taviani confrontam uma das obras mais importantes da literatura italiana, Uma Questão Pessoal, de Beppe Fenoglio. Este filme atesta a longa militância cinematográfica dos realizadores de Padre Padrone e de César Deve Morrer confirmando, simultaneamente, a juventude artística da dupla com uma obra de grande rigor filológico, mas capaz de surpreender o espectador.
Elenco: Luca Marinelli, Lorenzo Richelmy, Valentina Bellè.

NICO, 1988 (NICO, 1988)
Dir. Susanna Nicchiarelli
ITÁLIA/BÉLGICA // 2017 // 93’ // DRAMA // 14 ANOS

Vencedor da Mostra Orizzonti no Festival de Veneza, Nico, 1988 é uma cinebiografia musical sobre a última fase da vida de Nico, ícone feminino dos Velvet Underground e musa de Andy Warhol. O filme retrata a vocalista naquela que seria a sua última turnê solo, enquanto tenta restabelecer a relação com o filho e lidar com a sua dependência química e depressão.

Retratar uma figura tão icônica como a de Nico não se previa tarefa fácil, mas Susanna Nicchiarelli conseguiu um excelente resultado através de um filme onde o fragmento é mais importante do que a totalidade, onde o olhar cansado e desiludido de Trine Dyrholm, a maravilhosa atriz dinamarquesa que interpreta Nico, esconde mil histórias que não precisam ser contadas.

Elenco: Trine Dyrholm, John Gordon Sinclair, Anamaria Marinca, Sandor Funtek, Thomas Trabacchi, Karina Fernandez, Calvin Demba.

A VIDA EM FAMÍLIA (LA VITA IN COMUNE)
Dir. Eduardo Winspeare
ITÁLIA // 2017 // 110’// COMÉDIA DRAMÁTICA // 12 ANOS

Em Disperata, uma pequena cidade no sul da Itália, o melancólico Filippo Pisanelli se sente terrivelmente incompetente em seu papel de prefeito. Somente seu amor pela poesia e sua paixão pelas leituras que faz aos detentos da região dão algum alívio a seu estado de depressão. Na prisão, ele conhece Pati, um ladrão de galinhas também nascido em Disperata. O ladrão e seu irmão sonhavam em se tornar os chefes da máfia de Capo di Leuca, mas o encontro com a literatura muda tudo e uma amizade incomum surge entre os três, potencializando escolhas corajosas. Um dos filmes mais bem acolhidos no Festival de Veneza 2017.

Elenco: Gustavo Caputo, Antonio Carluccio, Claudio Giangreco, Celeste Casciaro, Davide Riso.

HISTÓRIA

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento cinematográfico que nasceu em Lisboa em 2008 e em pouco mais de dez anos expandiu sua programação com crescente sucesso em diferentes países de língua portuguesa, tais como Brasil, Angola e Moçambique, além da região de Macau, na China.

O evento visa não só promover a qualidade do cinema italiano junto ao público brasileiro, mas também colaborar para que o cinema italiano, e também o cinema europeu, possam encontrar espaço sempre maior na oferta cultural do País.

Por esta razão, conta com a colaboração das principais distribuidoras cinematográficas brasileiras, que terão a oportunidade de promover seus títulos em diversas pré-estreias que ocorrerão na programação do 8 ½ Festa do Cinema Italiano.