Caxias do Sul sedia encontro do Projeto Victur
O Prefeito José Ivo Sartori abriu na manhã desta segunda-feira (04) o Encontro de Encerramento do Projeto VICTUR Valorização do Turismo Integrado à Identidade Cultural dos Territórios, ligado ao Programa URB-AL.
O encontro tem como tema central a Planificação e Tutela Territorial Caxias do Sul (Brasil) Perúgia (Itália) e estende-se até a próxima quarta-feira, dia 06, no Anfiteatro da Câmara de Vereadores.
Sartori desejou boas-vindas aos visitantes da Itália, Chile, Espanha e Uruguai e aos parceiros de Flores da Cunha, Bento Gonçalves e Assotur. O trabalho da rede foi muito válido e é muito importante a continuidade dessa parceria. A coordenação por parte de Caxias do Sul foi feita com dedicação e competência por meio do Gerente João Tonus, Secretaria da Cultura, Procuradoria e Secretarias da Fazenda, Agricultura e Planejamento, disse em seu procunciamento.
O Prefeito ainda destacou as ações da cidade por meio do programa URB-AL. Temos hoje a Escola de Agriturismo na 3ª légua. Foram mais de 450 alunos em 15 cursos em seis meses de funcionamento. Além disso, fizemos o inventário do Patrimônio Histórico do Meio Rural em parceria com a UCS; o projeto Denominação de Origem Controlada, em parceria com o Sebrae e com supervisão da Secretaria da Agricultura; e a Digitalização de Arquivos Fotográficos e Museu Virtual, através do Departamento de Memória e Patrimônio da Secretaria da Cultura, enunerou José Ivo Sartori.
Após a solenidade de abertura, a procuradora do Município de Porto Alegre e conselheira do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, Clarissa Cortes Fernandes Bohrer, ministrou palestra sobre A Cultura no Direito Urbanístico.
Às 13h30min, a arquiteta Sandra Maria Fávaro Barella, que é a executora do Diagnóstico das Paisagens Notáveis no Município de Caxias do Sul e professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS, falará sobre Paisagens Notáveis no Município de Caxias do Sul. Às 14h, a palestra é sobre Planificação Territorial no Município de Caxias: a instituição das Zonas de Interesse Turístico ZITs, no território do Município de Caxias do Sul, no âmbito do Plano Diretor Municipal (PDM). Também será abordado o Projeto-piloto Roteiro Turístico Estrada do Imigrante. A ministrante é a engenheira Margarete Ermínia Tomazzini Bender, que coordena a elaboração do PDM.
Às 15h, haverá debate a respeito de Experiência, legislação, normatização dos Roteiros Turísticos na Província de Perúgia, com os debatedores Cláudio Mammoli, que discorrerá sobre Tutela e valorização das paisagens na planificação territorial da Província de Perúgia; Raffaello di Benedetto, sobre O território umbrio como lugar de história e tradições: o roteiro franciscano de Assisi-Gubbio e Paola Buoncristiani, sobre Paisagem e viabilidade métodos de análise e critérios de gestão para as paisagens atravessadas.
Nesta terça-feira (05), às 9h, haverá a Denominação de Origem Controlada de produtos dos Roteiros Turísticos de Caxias do Sul estudos e perspectivas. A palestra ficará a cargo da Secretaria Municipal de Agricultura e SEBRAE/RS. Às 10h, o tema a ser discutido é a respeito do Inventário do patrimônio histórico rural de Caxias do Sul, sob a responsabilidade do Museu e Arquivo Histórico e UCS.
Às 14h30, o assunto é Digitalização de arquivos fotográficos e Museu Virtual, a cargo dos Museus e Arquivos Históricos de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Assotur Associação de Turismo Estrada do Imigrante.
Na quarta-feira (06), às 16h, haverá a continuidade do processo de parcerias Observatório Regional de Turismo e Cultura e Manifestação dos parceiros visitantes, por meio de Carta de Intenções.
Está previsto, ainda, um Programa de Visitas às estruturas implantadas pelo Projeto Victur, como a Escola de Agriturismo, na Terceira Légua (dia 4, às 17h); o Núcleo de Produção Audiovisual do Parque da Vindima, em Flores da Cunha (dia 5, às 16h) e o Centro de Empreendedorismo em Artes e Ofícios, Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves (dia 6, às 9h).
O Projeto Victur/URB-AL é financiado pela Comissão Européia. Hoje, conta com 11 parceiros e outras entidades conveniadas. Além das estruturas viabilizadas através de recursos do projeto, há a possibilidade de incrementar o intercâmbio entre profissionais das áreas de planejamento, turismo e agricultura, com o objetivo de valorizar a identidade cultural.
Notícias Relacionadas
-
RS e Vêneto definem parceria no setor vitivinícola
17 Nov 2016 -
Missão Gaúcha vai à Europa em busca de investimentos
13 Oct 2016 -
FAPESP celebra acordo com Consiglio Nazionale delle Ricerche
06 Aug 2014 -
Brasil e Portugal assinam acordo para reconhecimento de diploma de engenheiros e arquitetos
10 Jun 2013 -
Setor moveleiro do Acre recebe consultor italiano em design
02 Jul 2012