UIL

EUA passam a exigir visto para passaportes italianos emitidos no Brasil. Temporariamente.

Acabou, ao menos por um tempo,  a facilidade. A partir de agora, os passaportes emitidos pelos consulados da Itália no Brasil apenas possibilitarão a entrada nos Estados Unidos para os cidadãos que possuírem visto norte-americano. A medida não vale para os documentos liberados até ontem, terça-feira (25), que continuam valendo para  ingressar nos EUA mesmo sem a autorização do consulado daquele país.

Uma das razões para a alteração nos procedimentos envolve o fato de que o passaporte italiano estaria sendo utilizado por quem pretende ingressar, e até ficar, nos Estados Unidos, que quer manter e ampliar o controle da entrada de estrangeiros. Na verdade, grande parte das pessoas que detém o passaporte italiano buscam mesmo é viajar para a Europa.

De qualquer forma, a regra anterior voltará a vigorar nos próximos meses, quando o passaporte italiano contará com um chip eletrônico, para evitar falsificações. Feito isso, os cidadão que foram atingidos por essa medida emergencial poderão solicitarão a substituição do documento para não haver mais a exigência do visto.