UIL

Europa precisa se preparar melhor para pandemia

Os países europeus precisam estar melhor preparados para uma pandemia de gripe humana, informou, nesta quarta-feira (19), o comissário europeu de Saúde e Defesa do Consumidor, Markos Kyprianou, em um momento em que a gripe das aves está na porta do continente.

"Especialistas nos dizem que uma pandemia de influenza (gripe) humana é uma possibilidade real, que poderia acontecer a qualquer momento nos próximos anos", declarou em comunicado.

"Uma pandemia de gripe humana terá um impacto no governo e na sociedade. Precisamos nos preparar para isto e as autoridades sanitárias em toda a Europa estão trabalhando duro para fortalecer a prontidão para a pandemia", acrescentou.

Ele deu estas declarações ao anunciar que Bruxelas coordenará uma simulação para a pandemia antes do fim do ano para testar a resposta dos 25 países-membros da União Européia a um cenário catastrófico como este.

"Entre os pontos que os governos precisam refletir sobre seus planos de prontidão nacional estão as implicações de uma pandemia nos serviços públicos essenciais, tais como saúde, transporte, energia e educação", afirmou.