UIL

Italianos discutem crise financeira internacional em Curitiba

Os italianos Mario Lettieri, economista, ex-subsecretário de Economia e Finanças no Governo Romano Prodi (2006/2008), e Paolo Raimondi, economista e jornalista, estão entre os palestrantes do seminário internacional Crise-Verdades e Rumos, que será realizado em Curitiba, de 7 a 11 de dezembro, em uma iniciativa do governo do Estado.

Signatários e defensores de uma Nova Bretton Woods, ou seja, uma nova arquitetura e um sistema de regulação mais rigoroso para o sistema financeiro mundial, os italianos estarão acompanhados de economistas, professores e administradores da Inglaterra, Alemanha, China, Argentina, Venezuela, México, Rússia e  Estados Unidos. As inscrições para participação no evento vão ser abertas na sexta-feira (28).

Lettieri foi o responsável pela apresentação de moção por uma “Nova Bretton Woods” no parlamento italiano, em 2005. (Leia pronunciamento abaixo).

Para o governador Roberto Requião, o seminário será uma oportunidade de analisar a crise sob a perspectiva das pessoas, da nação, e propor soluções. “Queremos um debate não sob a perspectiva do mercado porque os arautos do mercado resolveram agora ser os médicos que vão apresentar a solução para aquilo que eles mesmos causaram, com a sua incorreta condução da política econômica”, defende o governador, destacando ainda que o evento busca “ uma sugestão concreta e viável para uma mudança definitiva, já que o deus mercado provou-se absolutamente ineficaz, criando uma crise de proporções enormes”.

Leia o pronunciamento de Mario Lettieri sobre uma nova Bretton Woods: 

http://www.oriundi.net/files/ParliamentsShouldActonTheseIssuesbyMarioLettieri.docx