UIL

Festa di Bacco 2007:o sabor da uva e do vinho do Norte do RS

A Festa di Bacco 2007, a já tradicional festa da Uva e do vinho do município de Erechim, localizado no norte do Rio Grande do Sul, a 362 km de Porto Alegre, foi lançada nesta quarta-feira, na propriedade do produtor Adilan Guarnieri. Com uma intensa programação ( confira o calendário abaixo) o evento se prolongará durante o próximo mês.

A família Guarnieri reside na região de Linha Batistella desde a década de 1930, quando se instalou no local o pioneiro Alfredo Guarnieri, natural de Garibaldi. Produtores  de vinho branco premiados  na 1ª Festa Nacional do Trigo, em 195, os Guarnieri participam da Festa di Bacco desde a primeira edição, em 2001. Segundo Adilan Guarnieri,  o sucesso da Festa é o resultado da união dos produtores de uva e vinho. 

Ademir Lira, representante dos produtores rurais e presidente da Festa di Bacco 2007, disse estar emocionado com a realização da sexta edição do evento. Para ele, . Ele é importante o resgate da história das cantinas que está sendo feita a cada realização da Festa di Bacco. Além de Ademir, que também preside a atual edição da festa, participaram da abertura o secretário de Desenvolvimento Econômico de Erechim, José Rodolfo Mantovani; o  secretário de Meio Ambiente, Luiz Felipe De Marchi, vereador Ernani Mello (Presidente do Legislativo); as Rainha e Princesas da Festa  – Jaqueline Testolin, Taís Karamalak Franszak, Naiana Montini –,  a coordenadora de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo, Vanda Groch, e convidados.

Calendário

O calendário da Festa di Bacco 2007 começou nesta quarta-feira,  com o lançamento oficial na propriedade do vitivinicultor Adilon Guarnieri, em Linha Batistela. Dia 20, às 10h, será realizado o desfile de carros alegóricos pelas ruas centrais da cidade. No mesmo dia, às 20 h, ocorre  o jantar/baile de abertura no salão de festas da Linha Batistela.

Comercialização

No dia 27 de janeiro, ás 14 h, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, está marcada a festa de abertura, jogos, e o início da comercialização da uva, vinho, derivados da uva, e artesanato rural. Às 19 h, na capela do Seminário será celebrada a Missa da Uva. A comercialização segue pelos dias 28 e 31 de janeiro; dias 03, 07, 10, 14 e 17 de fevereiro, sempre no horário das 14 às 29 h.

Cavalgada

A tradicional cavalgada antecederá a Festa de São Brás, marcada para o dia 4 de fevereiro na sede social da comunidade de Linha São Brás. Os cavaleiros sairão de Erechim  às 7h30m, do Parque Frinape. Às 10 h tem celebração de Missa na Capela São Brás e, às 12 h, almoço. Além dos cavaleiros, jipeiros, motoqueiros e colecionadores de carros antigos também estão integrados na programação da Festa di Bacco 2007.

Jantares

Durante o período da safra da uva, entre 27 de janeiro e 4 de fevereiro estão agendados vários passeios turísticos pelo Vale dos Parreirais e jantares típicos nas propriedades de produtores de uva e vinho. As informações e reservas podem ser feitas no Castelinho pelo telefone 3522-3822 ou na Emater Municipal pelo telefone 3522-1352.

Calendário anual

Durante o ano vários acontecimentos estão ligados a atividade da produção de uva e vinho em Erechim. Dia 31 de maio, às 14 h, no Centro Cultural 25 de Julho, será realizado o evento Vinho e Saúde; dia 3 de junho, no Castelinho, Degustação de Vinhos; dia 16 de junho, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Salete, no Bairro Três Venda, o Jantar 2º Festival do Vinho; Em 18 de julho, em Linha América, será desenvolvido o Encontro Regional de Produtores de Uva e Vinho. A promoção é da Emater Ascar e o Governo Municipal – através das Secretarias Municipais: de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Esporte e Turismo, e Sutraf-AU.