Fabio Porta: São Giuseppe Allamano e os Povos Indígenas da Amazônia
Em ocasião da Canonização do Beato Giuseppe Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, ocorrida em 20 de outubro de 2024, em Roma, temos o prazer de convidar a imprensa e os interessados para a conferência de imprensa que terá lugar na terça-feira, 22 de outubro de 2024, às 16h00, na Sala de Imprensa de Montecitorio – Via della Missione, 4 – Roma.
O evento será uma importante oportunidade para aprofundar a figura do novo Santo, Giuseppe Allamano, e refletir sobre a situação atual dos povos indígenas no Brasil, em particular os da Amazônia. Durante a conferência, será apresentado o contexto em que ocorreu o milagre que levou à canonização: a cura milagrosa de Sorino Yanomami, um indígena agredido e gravemente ferido por um jaguar em 7 de fevereiro de 1996. Sorino recuperou completamente a saúde graças à intercessão do Beato Giuseppe Allamano.
São Giuseppe Allamano
O “sinal dos tempos” representado por este milagre remete à mensagem do Sínodo para a Amazônia de 2019 e à Exortação Apostólica pós-sinodal “Querida Amazônia” de 2020, do Papa Francisco, sublinhando a urgência de cuidar da vida, da natureza e das culturas indígenas. Em particular, a conferência se concentrará na dramática realidade vivida pelos Yanomami, comunidade indígena ameaçada pela invasão de suas terras por atividades mineradoras ilegais, tráfico de armas e tráfico de pessoas, que está causando uma grave crise humanitária e de saúde. Embora o governo brasileiro tenha declarado estado de emergência sanitária e esteja tentando combater essas ameaças, a situação permanece crítica.
A Igreja católica na Amazônia, liderada por seus bispos e ativa desde 1948 através do trabalho dos Missionários e Missionárias da Consolata, está na linha de frente na defesa da vida, da cultura e dos territórios indígenas. A canonização de Giuseppe Allamano não é apenas uma celebração, mas também uma confirmação da importância dessa missão e um encorajamento para continuar.
Saudações institucionais:
Deputado Angelo Bonelli
Embaixador Renato Mosca De Souza – Embaixador do Brasil em Roma
Convidados:
Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo de Manaus (Amazônia) – Brasil, e Presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).
Júlio Ye’kwana, Presidente da Associação Wanasseduume Ye’kwana (SEDUUME) e líder indígena do Território Yanomami no Estado de Roraima.
Padre Corrado Dalmonego, missionário da Consolata, antropólogo com o Povo Yanomami em Roraima, Brasil.
Luis Ventura, Secretário executivo do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) (Participação por meio de conexão diretamente do Brasil).
Mons. Roque Paloschi, Arcebispo de Porto Velho (Rondônia) – Ex-Presidente do CIMI.
Moderadora:
Daniela Marrani, Professora de Direito Internacional na Universidade de Salerno.
O evento será transmitido ao vivo - assista aqui
Notícias Relacionadas
-
Cidadania italiana: Deputados do PD pedem mais transparência
28 Nov 2024 -
Porta (PD): Aprovada a nossa lei para melhorar a emissão de passaportes
21 Nov 2024 -
Contribuinte italiano no exterior: Cassação rejeita dupla tributação
21 Nov 2024 -
Como o governo tenta conter os pedidos de cidadania italiana
15 Nov 2024 -
Crise demográfica na Itália é tema de conferência
12 Nov 2024