Bolinhos de Carnaval Venezianos
Bolinhos de Carnaval Venezianos (Frittelle di Carnevale veneziane) são deliciosos e macios feitos com massa levedada enriquecida com pinoli e passas. Uma receita italiana antiga, o fritole, como são chamados em dialeto, é fácil de fazer em casa e garantia de sucesso, irresistível como só os doces de Carnaval podem ser.
INGREDIENTES
para 35-40 bolinhos
500 g de farinha de Manitoba
25 g de fermento fresco
150 g de leite morno
80 gr de manteiga
2 ovos grandes em temperatura ambiente
80 g de açúcar granulado
50 g de grappa
120 g de uvas passas
100 g de pinolis
1 fava de baunilha
sal
óleo de amendoim para fritar
açúcar em pó para decorar
EXECUÇÃO FÁCIL
TEMPO DE PREPARAÇÃO 40 minutos
TEMPO DE COZIMENTO 30 minutos
TEMPO DE LEVITAÇÃO 2h - 4h
Os fritole ou bolinhos de carnaval veneziano são macios e deliciosos com fermento, misturadas com passas e pinolis. Deliciosos, podem ser considerados o símbolo do Carnaval de Veneza.
A receita do fritole é antiga, os primeiros vestígios remontam ao século XVI, quando Bartolomeo Scappi, cozinheiro pessoal do Papa Pio V, escreveu a versão "oficial". Até o final do século XIX esses bolinhos eram preparados por verdadeiros profissionais reunidos em guildas - os fritoleri - e vendidos na rua ou nas lojas que vendiam doces e vinhos, as malvasie.
Modo de preparar
Para preparar os bolinhos de carnaval veneziano, comece a dissolver o fermento em meio copo de leite morno. Despeje a farinha na tigela da batedeira planetária (ou em uma tigela grande na qual você vai amassar a massa com a mão) e adicione o fermento derretido, os ovos levemente batidos, a manteiga derretida e fria, o leite restante, a grappa, o açúcar, as sementes de baunilha extraídas da baga e uma pitada de sal.
Com o gancho montado, amasse até que a massa fique brilhante e macia. Em seguida, adicione os pinhões e as passas à mistura, previamente embebidos em água, espremidos e secos. Amasse novamente para distribuir as passas e os pinhões uniformemente e, em seguida, forme uma bola. Coloque numa tigela, cubra com película aderente e deixe levedar durante 2 a 4 horas num local quente.
Após o tempo de levedação, a massa estará dobrada. Pegue pedaços pequenos, um pouco mais do tamanho de uma noz, e frite-os em óleo profundo a uma temperatura de 170°.
Quando os bolinhos estiverem inchados e douradas, escorra-os com uma escumadeira e passe-as em papel absorvente. Disponha-os em uma travessa e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sirva os bolinhos de Carnaval venezianos ainda quentes ou mornos. Fonte: Il Cucchiaio D'Argento - Leia aqui a receita em italiano