UIL

Brunch italiano de domingo

O significado de “brunch” procede da língua inglesa e é formado a partir de dois vocábulos: breakfast (café da manhã) e lunch (almoço).

O brunch é ideal para ser servido nos finais de semana, especialmente no domingo, quando se pode dar ao luxo de acordar um pouco mais tarde. Embora seja uma refeição de tradição americana e anglo-saxônica, também é muito apreciada na Itália, onde é servida para substituir o almoço, entre às 11 horas da manhã e às 3 horas da tarde.

O brunch italiano: origem e tradições

O brunch italiano reúne receitas da tradição culinária do país, que compõem um buffet à base de doces e salgados.

O brunch, originário da aristocracia e nobreza inglesas, surgiu por volta do século 19 e, posteriormente tornou-se parte da cultura culinária de massa, inclusive na Itália.

Protagonista dos domingos italianos, o brunch é servido em clubes e restaurantes, podendo ser consumido em estilo buffet ou à la carte, servido entre o final da manhã e início da tarde, principalmente nos finais de semana. 

O brunch é composto por alimentos e ingredientes típicos do café da manhã, como leite, iogurte, cereais, fruta, sumos e café, mas também por alimentos mais substanciais e nutritivos que geralmente são consumidos no almoço. O ideal é prepará-los na véspera, para que seja possível acordar pela manhã sem a pressa de ter que preparar tudo. O brunch all'italiana também pode ser guardado em uma cesta de vime e ser consumido, no parque, na praia ou na montanha, em um piquenique relaxante. 

Os protagonistas do brunch são, portanto, muitas ideias deliciosas e fáceis de preparar para pôr à mesa uma mistura de pratos doces e salgados muito apreciados por adultos e crianças. Inevitáveis são as panquecas, waffles, crepes, tortas doces e salgadas, focaccias e massa folhada, sobremesas de colher, bolos de frutas, legumes recheados, flans e omeletes, massas frias e salgadinhos. 

A seguir, sugestões de doces e salgados para um tradicional brunch italiano.

Doces

Quadrotti alla ricotta e cioccolato (quadradinhos de ricota e chocolate) - Doces constituídos por uma base mole que, após uma primeira passagem pelo forno, é coberta por um creme espumoso de ricota, aromatizado com extrato de baunilha e água de flor de laranjeira, e flocos de chocolate preto.



Strudel di mele (strudel de maçã) - Strudel é uma sobremesa típica do Trentino Alto Adige, mas sua origem é turca. Os ingredientes fundamentais do recheio são a maçã,  as passas e a canela. Os pignoli podem ser substituídos por amêndoas ou nozes tostadas. 
 

Mini plumcake con mela al profumo di limone e cannella (mini bolos com maçã aromatizada com limão e canela) - Plumcake é a sobremesa italiana mais apreciada no café da manhã, perfeita também para ser cortada em fatias e saboreada durante o brunch. A receita do bolo é fácil de preparar e o resultado é uma sobremesa macia, perfumada, nutritiva e leve. 
 
Pancakes arrotolati con banane e cioccolato (Panquecas enroladas com banana e chocolate) - São recheados com bananas maduras, aromatizadas com sumo e laranja ralada, tudo acompanhado de chocolate preto, uma verdadeira mistura de sabores.

Salgados

Crostatine gusto pizza (tortinhas sabor pizza) – Produzida com base para pizza mole,  uma massa com adição de leite e óleo para ser usada por quem quer algo mais macio e esponjoso. O recheio: purê de tomate a gosto, mussarela ou provolone, presunto assado, óleo a gosto, orégano. 
 

Girelle di pizza - Os rodízios de pizza são petiscos simples, preparados com massa de pizza, recheados, enrolados e fatiados.

Rustici di pasta sfoglia ripieni (massa folhada rústica recheada) - Folhados rústicos com massa folhada, recheados com queijo fresco e esfarelado e salsicha. O recheio também pode ser à base de ricota e presunto ou com batata e linguiça.

Rotolini di zucchina in sfoglia (rolinhos de abobrinha em massa folhada) - Com tiras de massa folhada, fatias de abobrinha e queijo scamorza (mozzarella seca ) formam pétalas, quebradiças e saborosas, para acompanhar talvez com uma taça de prosecco. Para tornar o recheio ainda mais saboroso, pode enriquecê-lo com presunto cozido ou cru.

 

Rettangoli di sfoglia con zucchine, rosmarino e formaggio  (retângulos de massa folhada com abobrinha, alecrim e queijo) - Adicione 4 fatias de abobrinha a cada retângulo de massa folhada coberta por uma fatia de queijo. Em seguida, polvilhe com alecrim picado e parmesão ralado. Em seguida, polvilhe abundantemente com azeite de oliva extra virgem. Asse a 220 °C por cerca de 15 minutos (ou em qualquer caso até que a massa folhada esteja completamente dourada. 

Quadrotti di ricotta con verdure (quadradinhos de ricota com legumes) – Podem ser adicionados todos os legumes desejados. A única coisa importante é cozinhá-los primeiro, talvez salteando-os em uma panela. A ricota irá deixá-los bem gostosos.

Spiedini di mozzarelline fritte (espetinhos de mussarela fritos) - As bolinhas de mussarela são empanadas com ovos e farinha de rosca e fritas, depois de colocadas em espetinhos. Como sugestão, podem ser intercaladas com camarões limpos e temperados no alho, limão, pimenta preta e sal.



Insalata russa all’italiana (salada russa à italiana) - Cenouras, batatas, ervilhas, pepinos em conserva, ovos cozidos, azeite extra virgem, sal e pimenta do reino, juntamente com a - sempre presente - maionese.
 
Brunch: o que servir para beber

Nesta altura, só falta pensar nas bebidas a servir durante o brunch. Também neste caso a escolha oscila entre as bebidas típicas do café da manhã e as mais indicadas para um almoço ou aperitivo e que melhor acompanham pratos salgados: café e chá, sumos de fruta, centrifugados e batidos, cocktails de fruta (de preferência sem álcool), vinho branco, vinho tinto, prosecco e, claro, água. A dica é colocar todas as bebidas à mesa, para que cada comensal escolha a que preferir.