Erbazzone italiano (reggiano)
Erbazzone é uma receita típica da província de Reggio Emilia. Duas folhas de massa recheadas com verduras, que podem ser um misto de ervas e espinafre, cebola e Parmigiano Reggiano. Muitas versões de um bolo salgado saboroso, tradicionalmente servido em quadradinhos.
Ingredientes para a massa
200 g de farinha 00
uma noz de banha
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
100g de água morna
uma pitada de sal
Ingredientes para para o recheio
1 kg e 1/2 de acelga
3 cebolinhas
60 g de banha (toucinho)
um ramo de salsa
1 dente de alho
4 ou 5 punhados de Parmigiano Reggiano ralado
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
sal
pimenta
Modo de preparar
Erbazzone é uma receita italiana antiga, de origem camponesa, preparada com ingredientes simples e sempre disponíveis: farinha e banha para a massa, legumes da horta com cebola, e queijo e banha para dar sabor ao recheio.
Erbazzone também é chamado de Scarpazzone - Scarpasòun em dialeto - pois as folhas de acelga chamadas "sapatos" são utilizadas entre os ingredientes do recheio. Não é improvável que se encontre também a variante Erbazzone feita sem massa e neste caso o recheio, espalhado em tabuleiros, é assado no forno como se fosse um suflê.
De qualquer forma, o erbazzone é sempre delicioso. Pode ser apreciado como aperitivo ou como segundo prato. A seguir, a receita original, inspirada na tradição.
1. Para preparar o erbazzone, coloque a farinha com uma pitada de sal em uma tigela e acrescente a banha. Comece misturando com um garfo, depois acrescente o azeite e continue trabalhando a massa. Continue com a água e amasse com a mão até obter uma massa lisa e elástica. Forme uma bola, embrulhe em película aderente e deixe repousar na geladeira durante pelo menos 45 minutos. Alternativamente, você pode amassar com a batedeira planetária.
2. Enquanto a massa descansa, dedique-se ao recheio. Lave os talos da acelga com muito cuidado para remover qualquer resíduo de sujeira. Retire a parte mais fibrosa das folhas e mergulhe o restante em água fervente com sal por 5 minutos. Escorra, deixe esfriar e esprema muito bem: é preciso retirar o máximo de líquido possível. Corte-as em pedaços.
3. Numa frigideira, frite os pedaços de toucinho, junte a cebolinha cortada em rodelas, o alho picado e tempere.
4. Adicione os talos e cozinhe até perder toda a água. Transfira tudo para uma tigela e acrescente o parmesão ralado e a salsinha picada grosseiramente. Tempere com sal e pimenta e reserve.
5. Retire a massa da geladeira, divida em várias porções e use um rolo ou cortador para estendê-la em folhas finas, com cerca de 30 centímetros de comprimento. Forre uma forma levemente untada de 25x25 centímetros, deixando a massa ultrapassar a borda. Preencha com o recheio.
6. Cubra com as folhas restantes criando dobras na superfície, características desta receita. Dobre as bordas para dentro, pique com os dentes de um garfo e pincele com um pouco de banha.
7. Leve ao forno a 200° por 30 minutos ou até a massa ficar dourada na superfície. Retire do forno, deixe esfriar e sirva cortado em quadradinhos.
Veja aqui a receita em italiano