Os melhores queijos da Itália
O Oscar do queijo celebra a melhor da produção italiana. Um painel de provadores especialistas proclama os 10 melhores queijos da Itália.
33 indicações para 10 categorias: assim como o Oscar, o Italian Cheese Awards atribui as estatuetas aos vencedores de cada categoria, eleitos por um júri de 13 especialistas que provaram, avaliaram e selecionaram queijos nacionais produzidos com 100% de leite italiano. A 7ª edição da premiação, que aconteceu no último dia 15 de outubro, em Bolonha, declarou os vencedores, um verdadeiro emblema das especialidades agro alimentares do Made in Italy de excelência. Recorde de estatuetas para a Lombardia (2 + 2 prêmios especiais) seguida de Vêneto, Emilia Romagna e Abruzzo que ganhou o Prêmio Queijo do Ano.
Os queijos italianos vencedores
Na categoria Fresquíssimo (Freschissimo), venceu o Stracchino de Caseificio San Rocco (Veneto). A nota doce, a consistência cremosa e macia - duas características peculiares - deriva de uma seleção de bom leite de vaca e fermentos lácteos vivos que respeitam as antigas tradições.
Laticínios San Rocco - Tezze sul Brenta (VI) - via Tre Case 65 - 0424 89056.
Na categoria Fresco (Fresco), o Caprino Nobile de Az. Fazenda Monte Jugo (Lazio). Um queijo de leite de cabra cru com uma textura compacta e macia. Um queijo com casca florida, sendo coberto por um fino véu de bolor, que confere ao produto um sabor único e inconfundível.
Fazenda Monte Jugo - Viterbo - Km 2.200, S.P. Comenda - 0761 250610.
Melhor queijo de Pasta mole (Pasta molle) ganha o Puzzone di Moena DOP envelhecido 300 dias - Social Laticínios Predazzo e Moena (Trentino). Queijo de leite de vaca cru com casca lavada com um sabor inconfundível, e o cheiro forte e acentuado que o caracteriza. Preparado de acordo com a tradição, com o uso de leite integral e coalho selecionado.
Social Dairy Predazzo e Moena - Predazzo (TN) - via Fiamme Gialle, 48 - 0462 501287.
Melhor queijo pasta filada (Pasta filata) é o Stracciatella do Caseifico em Masseria - F.lli Cassese (Puglia). Queijo de leite de vaca típico da Puglia, com consistência macia e cremosa, pois é feito com creme e tiras esticadas de coalhada, rasgadas à mão, depois misturadas com creme de leite bem fresco. Stracciatella é o recheio saboroso e cremoso da burrata.
Laticínios em Masseria - F.lli Cassese - Grottaglie (TA) - via Achille Grandi, 15 - 099 5612419.
Vencedor na categoria Pasta esticada temperada (Pasta filata stagionata) o Caciocavallo di Agnone da DiNucci Dairy (Molise). Símbolo gastronômico da região e pérola "arqueológica" da arte da queijaria, é produzido em Agnone (IS), com leite de vaca coletado exclusivamente em 15 fazendas localizadas nos pastos e montanhas do Alto Molise. Requeijão estirado temperado, obtido a partir de um processo inteiramente manual e artesanal de transformação de leite cru proveniente da cadeia de abastecimento agrícola local, coalho, enxerto de soro de leite e sal. A maturação ocorre por até 8 meses nas caves de pedra de Agnone.
Di Nucci Laticínios Laticínios desde 1662 - Agnone (IS) - Via Roma 12 - 0865 77288.
O melhor queijo meio curado (Semistagionato): Típico Branzi FTB 180 dias da Latteria di Branzi (Lombardia). Um dos mais antigos e típicos queijos de leite de vaca do Orobie, cor de palha e sabor doce, delicado e característico, determinado pelas essências vegetais particulares presentes na forragem. Leva o nome da cidade no vale superior de Brembana, na província de Bergamo, onde nasceu a produção tradicional.
Branzi Dairy - Zogno (BG) - via Grotte delle Meraviglie, 14C - 0345 92061.
Melhor Temperado (Semistagionato): Seleção Ouro Brenta, Laticínios Vicentino (Veneto). Elaborado com leite de vaca pasteurizado semi-cozido, temperado e refinado por pelo menos 8 meses em uma caverna natural na área de Vicenza. Aroma delicado com notas herbáceas, rico em sabores, com sabor agradavelmente intenso e consistência bastante pastosa, possui casca dura mas fina, compacta, de cor branco palha que vai adquirindo maior consistência e cor mais intensa à medida que o tempero avança.
Laticínios Vicentinos - Bressanvido (VI) - via S. Benedetto, 19 - 0444 1425000.
O prêmio para o melhor queijo Curado com mais de 24 meses (Stagionato oltre i 24 mesi): Queijo Vaca Vermelha (Formaggio Vacche Rosse), Laticínios I Sapori delle Vacche Rosse (Emilia Romagna). Queijo de vaca que beneficia de uma especificação de produção muito restritiva, entre os mais rigorosos dos queijos de pasta dura.
Formaggio Vacche Rosse - Reggio Emilia - via Giambattista Vico, 114 - 0522 946569.
Melhor queijo Aromatizado (Miglior formaggio Aromatizzato): Cuordi da sociedade agrícola Il Colmetto (Lombardia). Queijo de casca florida refinado em casca, semi maduro, processamento do tipo láctico.
Il Colmetto - Rodengo Saiano (BS) - via Finilnuovo, 9/11 - 030 6811292.
Nos queijos Azuis (Erborinati), o vencedor é o Smo'King da Latteria di Aviano – Casearia del Ben (Friuli Venezia Giulia): queijo azul defumado na estufa, uma forma por vez, durante 24 horas com madeira de faia. A delicada essência da madeira combina perfeitamente com a textura macia. Um queijo delicado e sofisticado que surpreende pelo equilíbrio no nariz e na boca.
Laticínios de Aviano - Casearia del Ben - Aviano (PN) - via Vittorio Veneto 45 - 0434651330.
Italian Cheese Awards 2022. Os prêmios especiais
Miglior derivato del latte: Ricotta di pecora del caseificio I Sapori del Latte di Chiusa Sclafani (Sicilia)
Miglior formaggio di montagna: Formaggio Bré dell’azienda agricola Furloni
Premio Donne del Latte: Luciana Cianchi, Azienda agricola Astolfi (Abruzzo)
Cheese Shop dell’anno: La Casera, bottega con i tavoli, Intra (Piemonte)
Premio alla carriera: Francesco Miotti, Latteria sociale Valtellina (Lombardia)
Caseificio dell’anno: Az. agricola Fratelli Brugnoli, Bardi (Emilia Romagna)
Formaggio dell’anno: Gregoriano, Bio agriturismo Valle Scannese, Scanno (Abruzzo)
Fonte: Gambero Rosso