Paulistano prefere comida italiana, confirma pesquisa
Há pratos típicos de 40 países, nos mais de 12 mil restaurantes espalhados pela maior metrópole da América do Sul. No entanto, é a gastronomia da Itália que ocupa disparada a preferência do paulistano. Cerca de 70% dos restaurantes listados em guias e roteiros da cidade servem comida italiana. Essa é uma das constatações já levantadas por uma pesquisa de doutorado que está sendo realizada pela antropóloga Janine Collaço, do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) - Novos sabores na cidade de São Paulo: A influência da imigração italiana. O estudo traça a trajetória dos imigrantes italianos no país, o contato com o povo brasileiro e a popularização da culinária italiana na cidade.
A pesquisa já evidenciou a herança do imigrante perpetuada pelo imigrante italiano e como a culinária italiana abre espaço para que a gastronomia cada dia ganhe mais espaço na cidade. É uma forma adicional de explorar o turismo a partir de um sabor popular encontrado nas tradicionais cantinas, destaca a pesquisadora.
Convidada pela Association for Tourism and Leisure Education (Atlas) ela apresentou o resultado parcial do trabalho no Food Identity and Intellectual Property Rights - Meeting 2007, realizado em setembro passado, na cidade de Viana do Castelo, em Portugal.