Facebook

Spaghetti alla Norma

Opções para esta história

Spaghetti alla Norma (Espaguete à Norma)

Ingredientes

3 berinjelas médias (900g) descascada
1 copo óleo para fritar de milho ou outro
400 gr. De espaguete
6/7 colheres de azeite de oliva
3 dentes de alho em pedaçinhos
1 lata de tomate pelados.Tirar as sementes antes de cozinhá-los e cortar em pedacinhos;
2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado grosso;
3/4 de xícara (100g) de ricota esfarelada ...
pimenta-do-reino
óleo para fritar de milho ou outro

Como fazer

Corte duas berinjelas em rodelas finas ou em pedacinhos. A terceira berinjela será cortada no sentido do comprimento, em fatias bem finas. Aqueça o azeite em uma panela média (fogo médio) e frite o alho até dourar. Junte o tomate, a metade do manjericão, as berinjelas em pedacinho, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Baixe o fogo e cozinhe por cerca de 7min.

Cozinhe o macarrão e reaqueça o molho se necessário. Coloque o macarrão numa travessa, junte a ricota, o molho bem quente, as berinjelas em pedacinho, o manjericão e sirva imediatamente.

Neste entre tempo, terá fritado a terceira berinjela no azeite de oliva. No momento de servir, ponha umas fatias em cima de cada prato.

OBS. Este prato se chama espaguete “Alla NORMA”, una das grandes Operas de Vincenzo Bellini, nato a Catania o 3/11/1801 e morto na França, em23/9/1835. Era um dos grandes compositores, assim como Puccini, Rossini e outros. Entre as suas óperas, Il Pirata, Capuleti e Montecchi, La Sonnambula e a NORMA, esta foi a mais famosa. Cantava-a, seguidamente, ao Teatro de Catania, que hoje leva o seu nome. Terminado o espetáculo, andava num vizinho restaurante, onde fazia preparar aquele seu prato preferido e que, em seu obséquio, foi chamado “Spaghetti alla NORMA”,ainda hoje bem conhecido, especialmente na Sicilia. 

Antonio Alberti