Strudel de carne defumada com acelga
O strudel é um prato típico da gastronomia da Região Trentino-Alto Ádige, que é bastante influenciada pela cozinha austríaca. A receita a seguir é uma versão salgada do tradicional prato da culinária presente no norte da Itália.
Massa de batata - ingredientes para 8 porções
300 g batatas farinhentas
250 g farinha lisa
1 pacote fermento em pó
100 g manteiga amolecida
1 ovo para pincelar
100 g Manteiga derretida)
Recheio
100 g Abóboras (Hokkaido)
200 g alho-poró
20 g Salsa (picada)
250 g Carne defumada (cozida)
150 ml chantilly
1 ovo médio
50 g Queijo Emmental (ralado)
250 g de Acelga
Sal
Pimenta
Cominho moído
Manteiga
Farinha
Preparação
Para a massa ferva as batatas, descasque-as e deixe esfriar. Rale bem as batatas e misture com a farinha e o fermento. Adicione a manteiga e o ovo e amasse rapidamente até obter uma massa lisa.
Retire as sementes da abóbora, rale bem, embrulhe num pano e esprema. Corte o alho-poró em cubos. Refogue o alho-poró e a salsa em 1 colher de sopa de manteiga e escorra em uma peneira. Corte a carne defumada em cubos e processe-a com o creme em um cortador até formar uma mousse grossa. Misture a mousse, o ovo, o alho francês, a abóbora e o queijo, tempere generosamente com sal, pimenta e cominho.
Corte costelas centrais grossas da acelga. Ferva brevemente a acelga em água e sal, enxágue, esprema e seque.
Pré-aqueça o tubo a 200°C. Cubra a assadeira com papel manteiga. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada (40 x 30 cm) e cubra dois terços com acelga. Espalhe a mistura de presunto por cima e enrole a massa. Coloque o strudel no tabuleiro, pincele com manteiga e leve ao forno (grade do meio) durante cerca de 30 minutos. Retire, deixe esfriar um pouco e corte.
Fonte: Revista GUSTO 1/2018