Gênova e Santos assinam tratado de cidades irmãs
O acordo visa o compromisso mútuo dos dois municípios, na promoção do intercâmbio cultural e da colaboração, em setores estratégicos como portos, turismo, desporto, universidades e arte. O deputado italiano Fabio Porta (PD) foi uma das autoridades presentes e participou de todo o processo que culminou na assinatura do gemellaggio.
O pacto de amizade e colaboração, gemellaggio, entre as cidades de Gênova, na Itália, e de Santos, no estado de São Paulo, foi assinado na última sexta-feira (01/03), na sede da Società Italiana di Santos.
O acordo foi assinado pelo prefeito de Santos, Rogério Santos, e o vice-prefeito de Gênova, Pietro Piciocchi. Entre as autoridades, estiveram presentes o deputado italiano Fabio Porta (PD), o cônsul geral da Itália em São Paulo, Domênico Fornara, a presidente da Società Italiana di Santos, Isabel Santalucia, com o diretor Fabio Niosi, e o conselheiro para novos investimentos da Prefeitura de Gênova, David Faltere. O embaixador Hadil da Rocha Vianna, à frente do Consulado-Geral do Brasil em Milão, participou remotamente.
O tratado seguiu-se à assinatura, em Gênova, no Palazzo Tursi, em outubro passado, pelo prefeito Marco Bucci, e pelo prefeito de Santos, Rogério Santos, da carta de intenções entre os dois municípios, durante a visita de uma delegação brasileira à Itália.
Com a carta de intenções, os dois municípios comprometem-se a promover a preservação da memória da emigração italiana: 2024, de fato, foi declarado pela Itália como o ano internacional do turismo de raízes e das comemorações dos 150 anos da emigração italiana para o Brasil. As comemorações começaram oficialmente no dia 21 de fevereiro, dia declarado 'Dia Nacional do Imigrante Italiano' pelo Parlamento brasileiro, em memória do desembarque em Vitória, em 1874, de aproximadamente 380 italianos que partiram de Gênova a bordo do vapor Sofia.
O pacto de amizade e colaboração, assinado em Santos, sela o compromisso mútuo na promoção do intercâmbio cultural e da colaboração em setores comuns e estratégicos, como portos, turismo, desporto, universidades e arte.
Turismo de raízes
Segundo o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, a colaboração entre as duas cidades também tem como objetivo a candidatura a capitais mundiais da migração, promovendo o turismo de raízes.
“As duas cidades portuárias foram a espinha dorsal de um fluxo migratório muito importante que veio da Itália para o Brasil e contribuíram de forma tangível para o desenvolvimento social, cultural e econômico deste esplêndido país”, afirmou Fornara, destacando que graças ao gemellaggio “as duas cidades fortalecem a sua amizade e renovam a sua colaboração para partilhar experiências culturais e de desenvolvimento”.
O diplomata agradeceu aos prefeitos, à Sociedade Italiana de Santos e ao deputado italiano Fabio Porta pelo resultado. “Eu, como cônsul geral e como liguriano de origem, continuarei a dar todo o apoio necessário a esta bela amizade”, concluiu.
Notícias Relacionadas
-
Venezuela: Porta e líderes do PD encontram-se com Edmundo Gonzales Urritia
29 Oct 2024 -
Orçamento do Governo para 2025 é cruel com italianos no exterior
25 Oct 2024 -
Fabio Porta: São Giuseppe Allamano e os Povos Indígenas da Amazônia
21 Oct 2024 -
Porta (PD): As pensões dos italianos no exterior à espera do Orçamento
18 Oct 2024 -
Porta (PD): Em Lima, renovado o forte compromisso com os acordos bilaterais
04 Oct 2024