UIL

Brasileiros na Europa realizam III Encontro

Promover a melhoria da qualidade de vida e da plena cidadania das brasileiras e brasileiros em contextos de migração, assegurando o respeito aos direitos humanos, por meio dos processos de coletividade desenvolvidos em redes de sociabilidade;  fortalecer o processo de desenvolvimento organizacional da Rede de brasileiras e brasileiros no Exterior, como instrumento e veículo de articulação e interlocução para promover e garantir os direitos de cidadania das brasileiras e brasileiros no exterior e em seu regresso ao país de origem.  Estes são os objetivos gerais do III Encontro Europeu da Rede de Brasileiras e Brasileiros no Exterior, que ocorrerá entre os dias 26 e 28 próximos, em Barcelona.

O encontro, que se realizará na Casa del Mar, é a primeira grande reunião de brasileiros no exterior que acontece após a 1ª Conferência Brasileiros no Mundo, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, em junho do ano passado. E dá sequência ao trabalho desenvolvido ao longo do II Encontro Europeu, que ocorreu em Bruxelas, em 2007.

Estima-se que vivam atualmente no exterior aproximadamente cinco milhões de brasileiras e brasileiros. Nem mesmo o Governo do Brasil possui uma informação unitária e objetiva sobre a quantidade de brasileiras e brasileiros que emigraram. Grande parte desse contingente saiu do Brasil nas últimas décadas. Em apenas 20 anos, o Brasil passou de receptor a país emissor de migrantes.

Conforme explicita o projeto do III Encontro, “como qualquer outro movimento migratório, a emigração brasileira também está caracterizada por uma trajetória marcada pela busca de melhores condições de vida. Em muitos casos, porém, a realidade é justamente oposta a esta expectativa. Em vez de encontrar possibilidades de realização dos sonhos, um grande número dessas brasileiras e brasileiros se depara não apenas com a falta de recursos econômicos, mas também com a solidão, a escassez de participação em redes sociais ou familiares, dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, a violação de seus direitos humanos, a inexistência de políticas sociais que assegurem a sua condição de cidadania e a proteção e respeito à sua dignidade”.

Para obter mais informações sobre a programação e inscrições acesse o site da rede dos brasileiros na Europa

Para acessar o portal das comunidades brasileiras no exterior acesse o site dos brasileiros no mundo