UIL

Nomes femininos italianos, origens e significados

Conheça a origem e o significado de 15 lindos nomes femininos italianos. 

Antonella

Significa "valiosa", "sem preço", "de valor inestimável".

Etimologicamente, este nome surgiu a partir do latim Antonius, um nome de família romano, que teve como ente mais famoso, o imperador Marco Antônio. Inicialmente, a raiz etimológica deste nome era utilizada apenas como sobrenome. Existem outras teorias que sugerem que a raiz do nome Antonella tenha vindo do grego antheos, que quer dizer “alimentado de flores”, ou do termo em latim Antius, que significa “o que está na vanguarda”.

Curiosidade: Antonella é uma variante de Antonia, versão feminina de Antonio, um nome que tem uma longa história. A sua difusão, comum principalmente na Lombardia e no Lazio, teve início no século IV, no meio cristão, devido à devoção a Santo Antônio Abade. 

Significado: aquela que luta e enfrenta
Onomástico: 28 de fevereiro (Beata Antonia)
Origem: latina
Signo correspondente: Libra
Número da sorte: 6
Cor: amarela
Pedra: Rubi
Metal: Ferro

Variantes femininas: Antonia, Antonina, Antonietta, Antonita, Tonia, Tona.
Variantes masculinas: Antonino, Antonello, Tonello, Toni, Tonino, Tonio, Tonuccio, Totò.

Aurora, de Giovanni Francesco Barbieri (Guercino)

Aurora

Deriva da palavra latina de origem indo-europeia que significa "brilhar, lançar luz". O onomástico (dia do nome) é comemorado em 7 de dezembro, em memória de Santa Aurora ou Orora, muito venerada, junto com San Brandano, na Ilha de Man.

Curiosidade: Na mitologia romana, Aurora é a deusa do amanhecer. Seu mito é paralelo ao da deusa grega Eos e ao da deidade védica Uṣas. Aurora foi a Deusa que abriu as portas do dia e que, depois de atrelar os cavalos à carruagem do Sol, o precedia.

Significado: Claridade que aponta o início da manhã, antes do nascer do Sol. 
Onomástico: 07 de dezembro
Origem: Sabina
Signo correspondente: Leão
Número da sorte: 5
Cor azul
Pedra: Safira
Metal: Ouro

Variantes femininas: Aura, Aurea, Orora.
Variantes masculinas: Auro, Aureo.

Giulia

De origem latina, consta que era o nome local de uma antiga e nobre família romana. Pode significar "jovem" ou "jovial". Este nome teria se originado a partir do latim Julius, que deriva do grego Ioulos, que quer dizer “barba", "felpudo", "fofo" ou "macio”, em referência aos pelos faciais dos jovens, significando por extensão "jovem" ou "pessoa jovial". Há ainda outra vertente que acredita que a origem do nome Giulia esteja relacionada ao deus romano Júpiter, e signifique “filha de Júpiter”. Foi um nome muito comum na França e na Itália, durante o século XVI, nas formas Julie e Giulia, respectivamente.

Curiosidade: o nome Giulia e suas variantes contam com mais de 100 santos homônimos que os homenageiam, apesar de suas origens pré-cristãs. O conhecido ditador romano Caio Júlio César é o representante mais famoso, o nome do sétimo mês (julho) e o Calendário Juliano reformado sob ele e em vigor até a reforma do atual Calendário Gregoriano (1582).

Significado: Sagrado para Júpiter
Onomástico: 22 de maio (Santa Giulia, mártir na Córsega); 9 de janeiro (beata Giulia Della Rena); 17 de maio (Santa Giulia Salzano)
Origem: Latina
Signo correspondente: Aquário
Número da sorte: 4
Vermelho
Pedra: Rubi
Metal: Bronze

Variantes femininas: Giuliana, Giulietta, Zulina
Variantes masculinas: Giulio, Giuliano, Giulino, Zulino

Anna

O nome deriva do hebraico Hannáh que significa 'graça, graciosa'. Os antigos romanos veneravam uma divindade lunar, chamada Anna Perenna, que celebrava no início da primavera com alegres jogos e banquetes, no Campo Marzio. De acordo com a tradição cristã, Anna era a mãe de Nossa Senhora.

Curiosidade: Anna, um dos poucos nomes palíndromos, está entre os primeiros nomes mais populares da Itália. Também é amplamente utilizado no exterior, especialmente nos Estados Unidos, Noruega e França. O nome Anna é tradicionalmente atribuído à mãe da Virgem Maria.

Significado: Graça divina, misericórdia, piedade
Onomástico: 26 de julho (Santa Ana, mãe de Nossa Senhora), 3 de fevereiro (profetisa de Santa Ana), 6 de maio (Bem-aventurada Ana Rosa Gattorno), 7 de junho (Bem-aventurada Ana de San Bartolomeo), 9 de junho (Bem-aventurada Ana Maria Taigi).
Origem: Hebraico
Signo correspondente: Câncer
Número da sorte: 7
Cor: Azul
Pedra: Safira
Metal: Ouro

Variantes femininas: Annina, Annetta, Annarella.
Variantes masculinas: Anno, Annino, Annetto.

Santa Chiara, Simone Martini

Chiara

Nome feminino derivado do latim clarus, cujo significado é evidente. O onomástico é celebrado em 11 de agosto, em memória de Santa Clara de Assis, que fugiu de casa para se juntar a Francisco de Assis na Porciúncula. Ela fundou a ordem das Clarissas, pregando a pobreza absoluta. Por outro lado, Chiaro é celebrado em 4 de novembro em homenagem a San Chiaro, sacerdote e mártir por volta do ano 880, em Vexin, na França e sepultado, em Saint-Clair-sur-Epte. Ele é o santo padroeiro dos vidreiros e também é homenageado no dia 8 de novembro.

Curiosidade: o nome originou-se de um adjetivo latino usado na época imperial e teve grande difusão pela devoção a Clara de Assis.

Significado: brilhante, claro, ilustre, famoso
Onomástico: 11 de agosto (Santa Clara de Assis); 10 de fevereiro (Beata Chiara de Rimini); 17 de abril (Beata Chiara Gambacorti); 20 de abril (Beata Chiara Bosatta); 17 de agosto (Santa Chiara de Montefalco).
Origem: Latina
Signo correspondente: Sagitário
Número da sorte: 3
Cor verde
Pedra: Esmeralda
Metal: Ouro

Variantes femininas: Clara, Clarississa, Claretta, Clarina, Clarita, Chiarina, Chiaretta
Variantes masculinas: Chiaro, Claro

Ambra

O nome é italiano, nascido na Idade Média como um nome feminino auspicioso, de forma que a pele do bebê era perfumada e luminosa como o âmbar. O dia do nome pode ser comemorado em 1º de novembro.

Significado: âmbar cinza
Onomástico: 1º de novembro
Origem: Italiana
Signo correspondente: Sagitarius
Número da sorte: 5
Cor amarela
Pedra: topázio
Metal: prata

Santa Martina, Pietro Berrettini 

Martina

Vem do latim Martinus e significa 'dedicado a Marte'. Na Idade Média cristã, esse nome era muito usado porque estava ligado ao culto de devoção reservado a São Martinho que havia sido bispo de Tours, na França. O Santo é o padroeiro de Belluno, da infantaria, dos hoteleiros, dos fabricantes de barris, dos mendigos, dos militares, dos exércitos, dos pobres, dos maridos traídos e dos bêbados. O onomástico é festejado em 30 de janeiro, em memória da Virgem Santa Martina e mártir de Roma que, em outras localidades, celebra-se em 1º de janeiro.

Significado: dedicado ao deus Marte
Onomástico: 30 de janeiro
Origem: latina
Signo correspondente: Peixes
Número da sorte: 3
Cor amarela
Pedra: Diamante
Metal: Ouro

Variantes femininas: Martiniana, Martinella, Tina, Nina
Variantes masculinas: Martino, Martiniano, Tino, Nino

Santa Francesca Romana, Baciccio

Francesca

O nome deriva do latim "Franciscum", que significa "pertencer ao povo dos francos". Os francos eram um povo de origem germânica que se estabeleceu na Gália, no século V. D.C. mais tarde conhecida como França. 

Francesca é celebrada em 9 de março, em homenagem a Santa Francesca Romana, que viveu entre 1384 e 1440. Ela é a padroeira dos motoristas e das viúvas. Francesco é tradicionalmente celebrado em 4 de outubro, em memória de São Francisco de Assis, padroeiro da Itália, de Assis, de Massa Carrara, da ecologia, dos comerciantes, dos fabricantes de cordas, dos estofadores e dos floricultores. 

Significado: Próprio dos Francos, mulher livre
Onomástico: 9 de março (Santa Francesca Romana)
Origem: Germânica
Signo correspondente: Áries
Número da sorte: 4
Cor azul
Pedra: Safira
Metal: Ferro

Variantes femininas: Franca, Franceschina, Cecca, Checca
Variantes masculinas: Francesco, Franco, Franceschino, Checco, Cecco

Valeria

O nome deriva do latim Valerius e significa 'forte e robusto'. Valeria comemora o onomástico em 28 de abril, em memória de Santa Valeria, esposa de San Vitale e mãe dos Santos Gervaso e Protaso. O nome Valerio, em vez disso, é celebrado em 14 de junho, em memória de São Valerius, santo martirizado em Soissons, França. Ele é invocado contra naufrágios e os perigos do mar.

Significado: que está em boa saúde
Onomástico: 28 de abril (Santa Valéria, mártir em Milão);
Origem: latina
Signo correspondente: Sagitário
Número da sorte: 2
Cor azul
Pedra: Safira
Metal: Mercúrio

Variantes femininas: Valiera, Vale, Valerina, Valeriana
Variantes masculinas: Valerio, Valeriano, Valerino

Santa Caterina, Andrea Vanni

Caterina

O nome feminino deriva do grego kataròs e significa 'puro'. O nome está entre os mais difundidos do mundo e muitas mulheres ilustres o usavam, incluindo rainhas, imperatrizes e oito santas. O dia do nome é celebrado em 29 de abril, em memória de Santa Catarina de Siena, Terciária Dominicana, falecida em 1380. A Santa é a padroeira da Itália, Roma, Siena, de lavadeiras, mensageiras e enfermeiras. Numerosos derivados do nome, como: Càtera, Catrina, Rina, Catia, Katia.

Significado: Puro
Onomástico: 29 de abril (Santa Catarina de Siena); 25 de novembro (Santa Catarina de Alexandria).
Origem: Grega
Signo correspondente: Peixes
Número da sorte: 2
Cor : Vermelho
Pedra: Ruby
Metal: Mercúrio

O sonho da esposa de Pilatos, Alphonse François

Claudia

O nome tem origem sabina e na forma latina Claudius significa 'coxo'. Na tradição cristã, Claudia, Santa Claudia (ou Santa Prócula), sendo a combinação Cláudia Prócula, foi a esposa ou mulher de Pôncio Pilatos, citada no Novo Testamento, em Mateus 27:19. O nome também é referido em uma das cartas do apóstolo Paulo, como uma missionária, companheira de apostolado.

Claudia é comemorada em 20 de março, em homenagem a Santa Claudia, mártir com os santos Euphrasia, Giuliana, Teodosia em Amiso na Paflagonia (antiga região da costa do Mar Negro no norte da Anatólia central), no século IV. Em vez disso, Claudio é celebrado em 18 de fevereiro em homenagem a San Claudio, mártir em Ostia, junto com seu irmão Massimo e Asterio, durante o Império Diocleciano.

Curiosidade: É um nome muito comum na Itália, tanto que existe cerca de 117.000 pessoas com o nome de Claudia, a maior difusão está na Lombardia (19%), Lazio (15%) e Emilia Romagna (12%). Originário de um sobrenome romano, a gens Claudia existe em inúmeras figuras históricas que levaram esse nome, como o quarto imperador da dinastia Júlio-Claudiana, conhecido simplesmente como Cláudio, suas filhas Cláudia Antônia e Cláudia Ottavia, o imperador Cláudio, o Gótico e muito mais. Também nas artes existem vários personagens como o poeta latino Claudio Claudiano e o pintor Claude Monet.

Significado: coxo
Onomástico: 20 de março (mártir de Santa Claudia em Amiso)
Origem: latina
Signo correspondente: Gêmeos
Número da sorte: 1
Cor laranja
Pedra: Beril
Metal: Cobre

Vittoria

Nome de origem latina com significado claro. Vittoria comemora o dia 23 de dezembro, em homenagem à virgem Santa Vittoria, mártir em Roma, em 249. Ela é invocada contra as mordidas de todos os animais. Diminutivo: Vittorina. Em vez disso, Vittorio é celebrado o dia do nome em 21 de maio em memória do mártir de San Vittorio em Cesaréia. É invocado contra raios, granizo, espíritos malignos.

Curiosidade: Vittoria foi um nome muito importante para a mitologia romana, na verdade era o da deusa da vitória na batalha, um nome portanto carregado de simbolismo que foi usado por mulheres muito importantes, como a Rainha Vitória que subiu ao trono em 1838.

Significado: Vitorioso
Onomástico: 23 de dezembro (Santa Virgem Vitória), 2 de fevereiro (Mártir Santa Vitória), 10 de Julho (Virgem Santa Vitória e Mártir em Sabina)
Origem: latina
Signo correspondente: Peixes
Número da sorte: 6
Cor verde
Pedra: Esmeralda
Metal: Ferro

Stefania

Provém do substantivo grego stéphanos, 'coroa', que devido ao seu formato circular tinha o significado religioso de perfeição da natureza divina. Na Grécia antiga, o stephanéforos, 'aquele que usa a coroa', era o sacerdote intermediário entre os homens e os deuses, designado para o culto das divindades e 'portador da realeza'. 

Stefania é celebrada no mesmo dia de Santo Estevão (Santo Stefano), 26 de dezembro, o primeiro mártir cristão.

Significado: coroa, guirlanda (do martírio)
Onomástico: 26 de dezembro
Origem: Grega
Signo correspondente: Virgem
Número da sorte: 9
Cor verde
Pedra: Esmeralda
Metal: Cobre

Giorgia

O nome tem origem grega e significa 'agricultor'. Giorgia é celebrado em 15 de fevereiro, em memória a Santa Giorgia, uma virgem de Clermont, França, que viveu no século V. Algumas variações femininas: Giorgianna, Georgina, Giorgette. Em vez disso, Giorgio é celebra em 23 de abril, em memória de San Giorgio di Lydda, tribuno martirizado na época de Diocleciano. O santo está enterrado na Palestina e dizem que um dia ele salvou uma menina de um dragão, após uma luta mortal. 

Significado: trabalhador da terra
Dia do nome: 15 de fevereiro
Origem: Grega
Signo correspondente: Escorpião
Número da sorte: 4
Cor amarela
Pedra: Topázio
Metal: Cobre

Pietra

Pietra é um nome italiano, cuja origem é grega, e significa “pedra”, "rochedo" ou "firmeza".

Pietra é a versão feminina do nome Pietro, que às vezes também é usado na forma Piera ou Petra. De derivação grega, Pietra carrega o significado óbvio de 'pedra preciosa, rocha' e celebra o dia do seu nome juntamente com o de Pedro, que ocorre em 29 de junho em memória de São Pedro, apóstolo e primeiro pontífice, morto em '66. Em decorrência do seu significado, reflete o sentido de firmeza, característica atribuída a alguém que se destaca pela persistência e segurança.

Significado: pedra, pedra
Onomástico: 29 de junho
Origem: Grega
Signo correspondente: Leo
Número da sorte: 8
Cor amarela
Pedra: Diamante
Metal: Ouro