Italianos e brasileiros trabalham pelo desenvolvimento regional
Depois de participarem, no final de maio passado, de uma reunião em São Paulo, com representantes de cinco cidades (Araraquara, São Carlos, Ribeirão Bonito, Ibaté e Gavião Peixoto), a missão italiana está trabalhando no Consórcio de Cooperação Brasil/Itália esteve, na semana passada, no Rio Grande do Sul, realizando encontros na cidade de Santa Maria e municípios do entorno.
Em São Paulo, os italianos realizaram a finalização do projeto de cooperação entre as regiões de Marche, Toscana, Umbria e Emilia Romagna com a região paulista, um dos cinco consórcios constituídos - Central Paulista, do Amazonas, do Piauí, de Juiz de Fora (MG), e de Santa Maria/Bagé.
Na ocasião, os italianos apresentaram uma proposta de desenvolvimento local no âmbito da agroindústria e mecânica. Também participaram de uma discussão do projeto do Observatório e do Portal Web, que serão criados para promover o crescimento econômico regional, especialmente para as pequenas e micro empresas, tanto na área urbana como na rural.
Segundo o representante de Araraquara, Maria José, as serão encaminhados para o comitê gestor Brasil/Itália, que irá analisá-los e aprová-los. A partir daí, o Governo irá buscar recursos para financiar esses projetos, garante. Até porque existe o compromisso da Administração Federal de conseguir verbas necessárias para desenvolver os programas previstos pelos parceiros do acordo de cooperação. O acordo entre Brasil e Itália vence no mês que vem e novo convênio será assinado no dia 25 de junho para dar prosseguimento ao programa.
Rio Grande do Sul
No encontro de Santa Maria, que foi aberto pelo Secretário de Captação de Recursos e Relações Internacionais, Ivo Cassol Júnior, foram apresentados dois projetos, elaborados pelo comitê e por uma consultoria, que pretendem alavancar o turismo dos 17 municípios participantes das ações, através da sensibilização das comunidades e da qualificação dos serviços oferecidos em cada localidade. Os projetos integram a proposta planejada pelo comitê: o desenvolvimento do turismo integrado, pensando na integração de todas as cidades participantes, que juntas se tornarão um grande bloco de atrações turísticas.
Um dos projetos, o Visibilità, pretende sensibilizar a comunidade para que ajude a ampliar e valorizar os potenciais e forças de cada região. Através do projeto, elementos do cotidiano e que fazem parte da história local serão fortalecidos e aproveitados como atrativos para o turismo, levando assim ao desenvolvimento econômico e ao resgate cultural. Outro projeto apresentado, o Qualifica, tem como missão qualificar o trade turístico, através da realização de cursos de aperfeiçoamento em diferentes áreas e da qualificação das agro-indústrias locais, também estão previstos o incentivo ao aperfeiçoamento das técnicas de elaboração dos pratos típicos da região e a qualificação dos museus do entorno.
Conforme a diretora de Relações Internacionais da Secretaria de Captação de Recursos, Jeanne Lina, os dois projetos foram apresentados e discutidos com a comitiva italiana, para que sejam discutidas as melhores formas para atingir os objetivos propostos e reunidas sugestões, já que fazem parte do grupo consultores da área de desenvolvimento.
A comitiva italiana também esteve reunida com prefeitos dos municípios que integram o "Projeto de Cooperação Brasil/Itália para Implementação de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Regional Sustentável de Santa Maria e Entorno". Prefeitos e representantes das cidades de São Martinho, Itaara, Faxinal do Soturno, Ivorá, Agudo, Nova Palma, além de Santa Maria participaram da reunião. O Prefeito Municipal de Santa Maria, Valdeci Oliveira, abriu o encontro afirmando que o trabalho desenvolvido é fruto de um empenho coletivo dos municípios da região.
Integravam a missão os representantes da Sviluppumbria (agência de desenvolvimento da região da Umbria, na Itália): Maria Cecilia Sereni, Mauro Marini, Alberta Niccolini, Laura Matoli e Marco Gemelli; a representante região da Úmbria, Carla Piatti, o representante da região da Toscana, André Manuelli e o especialista em agroindústria, Stephano Briganti. Em santa Maria, igualmente participaram os representantes da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República do Brasil, Bizeh Jaime e Maria Cristina Sampaio Lopes.
Notícias Relacionadas