UIL

Italianos votam para escolher rival de Berlusconi

Por Rachel Sanderson

O ex-presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, deu neste domingo o primeiro passo na sua campanha para tirar do poder o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, com as eleições primárias da oposição. Prodi é o grande favorito.

A taxa de adesão à primeira votação desse tipo na Itália foi alta. O país escolherá o líder de centro-esquerda que comandará a oposição nas eleições gerais de maio de 2006.

"Este é um grande dia para a democracia... depois da tristeza dos últimos anos", disse Prodi depois de votar em Bolonha, sua cidade-natal.

Os resultados da votação devem ser anunciados após a meia-noite e é quase certo que Prodi derrotará os outros seis candidatos.

Os partidários de Berlusconi dizem que as eleições primárias são uma farsa e que a votação perderá o significado após uma mudança que o governo deve aprovar no sistema eleitoral antes das eleições gerais de maio.

Já os líderes da oposição afirmam que a reforma - que resultará numa versão complexa de representação proporcional - tem por objetivo manter Berlusconi no poder.

As pesquisas de opinião mostram que os partidos de centro-esquerda venceriam com folga pelo sistema de votação antigo, mas perderiam fôlego pelo novo sistema.

Leia o texto completo no site da Reuters