UIL

Maratona Scarpelli da cidadania italiana irá percorrer o Brasil

O advogado ítalo-brasileiro Luiz Scarpelli, referência no reconhecimento da cidadania italiana pela via judicial em Roma, irá promover a primeira edição da Maratona Scarpelli Itinerante, série de seminários pelo Brasil, com palestras de orientação jurídica gratuita. O propósito é levar à comunidade italiana, residente nas principais cidades do país, informações fidedignas, jurídicas e administrativas, acerca da cidadania italiana e da vida do cidadão italiano na Itália. O anúncio foi feito em recente live, no seu canal do Youtube Corrente do Bem, que tem transmissões diárias e, desde 2018, denuncia os crimes cometidos no mundo da cidadania italiana.

O roteiro dos eventos, em fase de finalização, deverá dar-se entre os meses de março e abril de 2021, e iniciará pelo estado de São Paulo, passando pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, encerrando em Minas Gerais. Os participantes contarão com material de apoio e as inscrições serão gratuitas, mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível, que será doado a entidades assistenciais da cidade. A reserva deverá ser feita antecipadamente, já que as vagas serão limitadas.  

Segundo Scarpelli, a iniciativa tem como objetivo, além da divulgação do trabalho que ele realiza junto ao Tribunal de Roma, na Itália, combater as fake news no mundo da cidadania italiana, que circulam, principalmente, nas redes sociais: “Em cada cidade, por onde nós passarmos, o Seminário da Corrente do Bem vai levar a verdade às pessoas. Serão palestras com a minha orientação jurídica, tendo como convidados profissionais das áreas de genealogia e notarial. Faremos uma série de conferências, as mais completas já feitas sobre o assunto no Brasil, de altíssima qualidade técnica, e tenho certeza de que será um sucesso absoluto”, preconiza. 

Sobre o advogado Luiz Scarpelli

Luiz Scarpelli é ítalo-brasileiro, mineiro, reside na cidade de Roma, na Itália, desde 2015, onde mantém o escritório de advocacia Studio Legale Adv. Luiz Scarpelli, especializado em cidadania italiana (via judicial paterna e materna) e Direito da imigração na União Europeia. Integra os quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (SP, MG, RJ, ES e GO), desde 2006, e de Portugal (Coimbra), desde 2017. Na Itália, é inscrito como avvocato stabilito nell'Albo della Ordine Degli Avvocati di Roma, desde 2017. Faz parte do Council of Bars and Law Societies of Europe a Bruxelles, desde 2017. Em parceria com colegas italianos, ele também presta atendimento para casos de reconstrução de documentos judiciais na Itália; defesa administrativa para cidadãos ítalo-descendentes, em atos ilegítimos de funcionários públicos italianos; e de formalização de notícia crime para vítimas de golpes da cidadania italiana na Itália.