Master de Enogastronomia Italiana forma nova turma
A segunda turma do Curso Master de Enogastronomia Italiana, com 11 alunos, forma-se, em dezembro, na Escola de Gastronomia UCS-ICIF (Universidade de Caxias do Sul e Italian Culinary Institute for Foreigners ), localizada em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. A Escola é constantemente procurada por restaurantes de todo o Brasil e até do exterior - em busca dos profissionais que forma com qualificação.
Os 22 alunos da primeira edição do Curso Master se formou em maio de 2005 e alguns de seus alunos já colocados em importantes casas. Em São Paulo, o clássico Supra, do chef Mauro Maia, premiado este ano pelo Guia 4 Rodas, recebe os formandos para estágios e já tem um dos seus cozinheiros no comando. Em Porto Alegre, a megacasa Dado Bier também conta com ex-alunos da Escola em seu quadro de funcionários. Recentemente, o restaurante italiano Papichi, em Miami, procurou a Escola de Gastronomia em busca de profissionais especializados para sua cozinha clássica italiana.
Em março de 2006, a Escola de Gastronomia UCS-ICIF volta com nova edição do curso, que traz entre as disciplina: cozinha italiana moderna e tradicional, história da cozinha da Itália, o universo dos vinhos, análise sensorial e técnicas de degustação. Oferecido com exclusividade no Brasil pela Escola, o programa é ministrado por chefs renomados e conta com exercícios teóricos e práticos, individuais, que permitem que cada aluno trabalhe com seus próprios equipamentos e utensílios.
Em 18 meses de atividades, a Escola de Gastronomia UCS-ICIF já formou mais de 200 alunos nos nove cursos e workshop, ministrados por renomados chefs nacionais e internacionais, e levou para Flores da Cunha, na serra gaúcha, interessados na gastronomia italiana vindos de todo o Brasil. Voltados para profissionais, estudantes e também a interessados e amantes da gastronomia, os cursos são uma oportunidade de especializar e formar alunos em diferentes áreas da culinária e enologia italiana e do mundo.
Aprender cozinhando - A Escola de Gastronomia funciona com método de ensino diferenciado, em que o aluno aprende cozinhando. A diretora da Escola e coordenadora de extensão da Universidade de Caxias do Sul, Maria Beatriz Dal Pont, explica: Acreditamos que o aluno aprende a fazer, fazendo - cozinhando, degustando, provando. Para isso, em suas instalações, a sala de aula, a cozinha, oferece bancada individual para cada aluno, com utensílios e acessórios para culinária em cada estação de trabalho - 24 no total. As aulas de enologia e os cursos de formação de sommelier e profissionais do vinho acontecem na enoteca, que também disponibiliza 24 estações com taças de cristal, pia e torneira para a degustação. Os vinhos e os pratos das receitas são sempre fornecidos pela Escola.
A metodologia é a mesma aplicada no ICIF Italian Culinary Institute for Foreigners , - que fornece know-how para os cursos e os profissionais italianos que vêm trabalhar junto à equipe permanente da Escola: acadêmicos da UCS, instrutores brasileiros e italianos residentes no país. A presença de mestres e especialistas italianos é constante nos cursos da Escola de Gastronomia, o que torna sua formação ainda mais especial, uma vez que é a única do País que tem a participação de uma instituição estrangeira de gastronomia em sua formação.
Notícias Relacionadas
-
BRA inicia atividades em Caxias do Sul
09 Mar 2007 -
Bisneto de Giuseppe Garibaldi felicita garibaldenses
03 Jan 2007 -
Neve em Caxias movimenta o turismo
04 Sep 2006 -
Semana Farroupilha destaca etnias formadoras da identidade rio-grandense
15 Aug 2006 -
Vale dos Vinhedos: quando as artes se encontram
23 May 2006