UIL

10 nomes masculinos mais difusos na Itália e seus significados

Saiba quais são os nomes masculinos italianos mais comuns e os seus significados.

GIOVANNI

Vem do hebraico Yohanan e significa "presente do Senhor" e, nos tempos antigos, era dado a crianças nascidas após muitos anos de casamento. É o segundo nome italiano por difusão devido à sua origem religiosa.

Quem leva este nome pode festejar o dia do nome, entre os muitos dias dedicados aos vários s. Giovanni, no dia 24 de junho dedicado a São João Batista ou 27 de dezembro dedicado a São João, o apóstolo.

FRANCESCO

Deriva da etnia latina, tardia e medieval, Franciscus, que primeiro indicava pertencer ao povo germânico dos francos, depois ao dos franceses. A partir do século XIV, tornou-se um nome predominantemente religioso.

O dia do nome é comemorado em 4 de outubro em memória de São Francesco d'Assisi, padroeiro da Itália.

LEIA TAMBÉM: 12 nomes italianos masculinos medievais

ANTONIO

Refere-se ao antigo nome nobre latino Antonius, que mais tarde se tornou individual, e é provavelmente de origem etrusca e de significado desconhecido, ou pode derivar do grego Antionos, que significa "nascido primeiro". É o terceiro nome mais comum na Itália devido à sua origem religiosa.

O dia do nome cai em 17 de janeiro, dedicado a Santo Antonio Abate, ou 13 de junho, dedicado a Santo Antonio de Pádua.

PAOLO

Deriva do sobrenome e depois nome pessoal em latim paulus, diminutivo de paucus, "pequeno, pouco", e significa "pequeno, modesto".

O dia do nome é tradicionalmente celebrado em 29 de junho, em memória do Apóstolo São Paulo, falecido em 67.

ALESSANDRO

Continuidade do nome grego Aléxandros, que deriva do verbo alexéin, "proteger, defender", e significa, por etimologia popular, "defensor dos próprios homens, dos próprios súditos".

O dia do nome é comemorado em 26 de agosto em homenagem a São Alessandro mártir, padroeiro de Bergamo.

MAURO

Vem do latim maurus, nome pessoal étnico que significa "nativo, cidadão da Mauritânia, do noroeste da África", que é o atual Marrocos.

O dia do nome é tradicionalmente celebrado em 15 de janeiro em memória de São Mauro de Glanfeuil, discípulo de São Bento de Núrcia, falecido em 584.

LEIA TAMBÉM: Os nomes italianos mais queridos para bebês em 2021

ROBERTO

Deriva do composto germânico de hroth, "fama, glória", e de bertha, "ilustre" e, portanto, significa "ilustre pela fama, brilhando com glória".

O dia do nome é tradicionalmente celebrado em 17 de setembro em homenagem a São Roberto Belarmino, um jesuíta, que morreu em 1621.

STEFANO

Deriva do grego stephanos, "coroa", referindo-se à coroa como ornamento e símbolo de vitória, passou a indicar a coroa do martírio; portanto, significa "coroado".

O dia do nome é tradicionalmente celebrado no dia 26 de dezembro em homenagem a Santo Estêvão, protomártir e discípulo de Jesus.

CARLO

Deriva do germânico karla- que significa "homem de condição livre", documentado na Itália a partir do século VIII nas formas latinizadas Carolus e depois Carlus. Entre os francos, era usado como título honorário para os mestres do palácio dos reis merovíngios.

O dia do nome é comemorado em 4 de novembro em homenagem a São Carlo Borromeo que morreu em 1584.

DANIELE

Deriva do hebraico Daniy'el, composto de dan, "julgou", ou de dayan, "juiz", e da forma abreviada 'el de' elohim, "Deus", que significa "Deus (assim) julgou" ou “meu juiz é Deus”.

O dia do nome é tradicionalmente celebrado em 10 de outubro em memória de São. Daniel, um mártir franciscano do século 13.