UIL

Novo Decreto, lockdown, testes e quarentena na Itália

Eis o que é necessário saber, especificando que, até que o texto definitivo seja publicado no Diário da República, tudo o que se refere ao próximo Decreto da Presidência do Conselho de Ministros deve ser considerado oficioso, portanto não confirmado.

1) Máscara obrigatória

Em 7 de outubro de 2020, foi emitido um decreto-lei que torna obrigatória a utilização de máscaras de exterior. O decreto, que entrou em vigor no dia 8 deste mês, é válido até 15 de outubro. Supõe-se, portanto, que o novo Decreto do Primeiro-Ministro também conterá a obrigatoriedade das máscaras até data a ser especificada.

2) Tempo

Quando o novo DPCM será emitido?

Nada é certo, algumas fontes falam já desta noite depois do contato entre o Governo e as Regiões, há quem veja a terça-feira 13 de outubro como a data mais certa.

Segundo o primeiro-ministro Giuseppe Conte, o decreto chegará esta noite: "Estamos comprometidos com o Dpcm, vamos tentar afastá-lo já esta noite (...) um novo bloqueio generalizado", declarou à margem da participação na inauguração da nova sede do Taranto School of Medicine.

3) Novidades sobre a quarentena

Após discussão no domingo com a Comissão Técnica Científica, o governo altera as regras para a "quarentena", ou mais corretamente o isolamento fiduciário, incorporando em circular do Ministério da Saúde as indicações do CTS, que diz que " em consonância com as diretrizes internacionais e adotando o princípio da máxima cautela, sublinhamos a necessidade de atualizar o processo de diagnóstico para a identificação dos casos positivos, bem como o retorno oportuno ao contexto social dos sujeitos diagnosticados ”.

Dos atuais 14 dias, em que qualquer pessoa que tenha estado em contato com um positivo ou seja positivo é chamada a ficar na sua casa ou em outro local comunicado à ASL a que pertença, o novo decreto passará para 10 dias. Após esse período, é necessário um teste cujo resultado - se negativo - estabeleça o fim da quarentena.

4) Notícias sobre tampões

Outra novidade na frente da quarentena diz respeito à forma como um positivo é considerado "curado" - termo incorreto, pois muitos testam positivo para o coronavírus, mas não desenvolvem a doença associada, a saber COVID-19 (para entender melhor o conceito: " A diferença entre coronavírus e COVID-19, entre doente e positivo "). Com as novas regras, dois testes negativos não serão mais necessários, mas apenas um será suficiente. Esta alteração, juntamente com a da duração da quarentena, deverá estar incluída no novo decreto do primeiro-ministro.

5) Bares, clubes e restaurantes

O governo dentro do novo DPCM está preparando um bloqueio das instalações? Os avanços, ainda longe de serem confirmados, falam do fechamento obrigatório de bares, restaurantes e clubes até as 23h ou meia-noite e da proibição de estacionamento fora deles no horário das 21h às 6h. Consequentemente, a bebida só pode ser feita à mesa se esta disposição for incluída no decreto entrante.

A proibição da venda de bebidas alcoólicas a partir das 22 horas também pode inserir-se no mesmo contexto.

6) Festas privadas (mesmo em casa)

Segundo as mesmas palavras do ministro da Saúde, Roberto Speranza, cerca de 75% das infecções ocorrem na família e entre conhecidos, o que pode levar o governo a estabelecer limites para o encontro de familiares e amigos até dentro de casa. Speranza defende a proibição absoluta, enquanto nos últimos dias se falava em limitar o número de participantes em festas privadas, recepções de casamento ou para outras ocasiões e vários banquetes em locais considerados públicos, sem, no entanto, proibir reuniões dentro de casa privado.

7) Escolas

A Ministra da Educação Azzolina no Facebook garantiu que não haverá novas restrições nas escolas.

Leia aqui a matéria completa