O super green pass aprovado na Itália, entenda
A grande novidade, que vem sendo discutida há algum tempo, é o passe verde reforçado, que é emitido apenas para quem se recuperou da Covid-19 ou completou o ciclo de vacinação (que em breve também incluirá a terceira dose).
O decreto sobre o "super green pass", aprovado pelo Conselho de Ministros, na quarta-feira (24), entrará em vigor no dia 6 de dezembro e permanecerá em vigor até 15 de janeiro. O certificado será válido por 9 meses a partir da última inoculação. A justificativa para a imposição das novas regras é “conter a 4ª onda de covid”.
Segundo matéria publicada no jornal italiano Corriere della Sera, o “super green pass” é uma certificação exclusiva para vacinados e curados, com a introdução da obrigatoriedade de um passe verde "básico", obtido através da realização de um teste com resultados negativos, para poder usar os meios de transporte público.
Pelas novas regras, quem não tiver o "super green pass" não poderá entrar em ambientes fechados de bares e restaurantes, academias, quadras esportivas, cinemas, teatros, discotecas ou participar de shows, festas e cerimônias públicas. A hospedagem em hotel passará a ser condicionada à apresentação do certificado "básico", assim como já ocorre para exercer o direito de trabalhar.
O "passe verde básico", obtido com um "cotonete negativo", será utilizado a partir de 6 de Dezembro para hotéis, ginásios, vestiários para atividades desportivas, transportes ferroviários regionais e transportes públicos locais.
Vacina obrigatória
A partir de 15 de dezembro a vacinação obrigatória será estendida aos funcionários administrativos de saúde, professores e funcionários administrativos, militares, forças policiais, ajuda pública. Para profissionais de saúde, a terceira dose é obrigatória.
A máscara
A máscara não é obrigatória em exteriores e em interiores em municípios qualificados como zona amarela, laranja e vermelha. É sempre obrigatório portar o artefato de pano e usá-lo em caso de aglomerações ou multidões em potencial.
As regras poderão ser reforçadas por portarias regionais e medidas municipais (como aconteceu, por exemplo, em Milão, onde a máscara será obrigatória ao ar livre no centro histórico, a partir deste final de semana, apesar de a cidade estar, como toda a Lombardia, na chamada “área branca”).
Os controles
No prazo de 3 dias após a entrada em vigor do decreto-lei, os Prefeitos ouvirão a Ordem Provincial e Comissão de Segurança, e no prazo de 5 dias irão adotar o novo plano de controle envolvendo todas as forças policiais, reportando-se periodicamente.
Os tampões
A duração dos swabs - um dos três critérios que permitem a obtenção do passe verde "básico" - permanece inalterada: a dos swabs moleculares é de 72 horas, a dos swabs antigênicos é de 48 horas.
A terceira dose
A partir de 1º de dezembro, a terceira dose da injeção - atualmente apenas a maiores de 40 anos - estará disponível também para maiores de 18 anos. Fonte: Corriere della Sera – Leia aqui a matéria completa em italiano
Notícias Relacionadas
-
UE emite comunicado sobre doenças cardíacas em crianças vacinadas
17 Dec 2022 -
Presépio em Roma promove quinta dose da vacina Covid
17 Dec 2022 -
A Itália mantém alguma regra da covid para visitantes?
17 Dec 2022 -
Dr. Massimo Citro della Riva: Apocalipse. Eles os deixaram morrer
14 Jul 2022 -
Com Pfizer e Moderna, mais riscos para o coração
29 Jun 2022