UIL

Obra do pintor italiano Taddeo di Bartolo, em destaque no Youtube

A Galleria Nazionale dell’Umbria  revela os tesouros da exposição (suspensa), dedicada ao pintor de Siena, no âmbito da oferta cultural La Cultura non si Ferma, que permite que os italianos mantenham contato com arte e cultura, mesmo no período de quarentena. 

O breve vídeo (3:22), publicado no canal Mibact YouTube para a campanha La Cultura non si ferma, é uma amostra da grande exposição monográfica (suspensa), dedicada a Taddeo di Bartolo (1362-1422), na Galeria Nacional da Úmbria, em Perugia.

O políptico (do grego poli - "muitos" + ptychē "dobra") é, originalmente e por definição, uma forma de arte sacra, um retábulo composto de painéis individuais separados, fechados por uma moldura para dar à obra uma estrutura arquitetônica.

O pintor italiano Taddeo di Bartolo, também chamado de Taddeo Bartoli, nasceu em Siena, no ano de 1362. Foi o maior mestre políptico de seu tempo. Ele pertenceu à escola de pintura Sienesa, durante o começo do Renascimento. Ele está entre os artistas cujas bibliografias estão na obra Vidas, de Giorgio Vasari.  Falecimento: 26 de agosto de 1422, Siena, Itália.

A exposição Taddeo di Bartolo, na Galeria Nacional da Úmbria, agendada para o período de  07/03 a 07/06/2020, foi suspensa ao público, em vista da crise do surto de coronavírus no país.

O destaque do vídeo é para a obra “Cuspidi Bergen”, a Annunciazione (1389), a primeira obra firmada e datada pelo artista, representando a proclamada Virgem e o anjo anunciador. O trabalho, originalmente, encontra-se preservado no Museu Kode em Bergen (Noruega).

Com curadoria de Gail Elizabeth Solberg, a acadêmica mais credenciada na obra de Taddeo di Bartolo. O evento é a primeira mostra monográfica italiana dedicada ao mestre do políptico. Ao todo, cem painéis acompanham toda a representação artística do pintor, graças a empréstimos de prestigiados museus internacionais, como o Louvre, em Paris, e o Szépművészeti Múzeum, em Budapeste.

A Galleria Nazionale dell’Umbria está localizada no segundo andar do Palazzo dei Priori, um dos maiores exemplos da arquitetura gótica na Itália, e também sede do município de Perugia. 

Galleria Nazionale dell'Umbria
Palazzo dei Priori
Corso Vannucci, 19 ‒ 06123 Perugia