UIL

Occupazione

Depois de três noites perambulando pelas estradas,  cerca de 100 imigrantes africanos ocuparam, na manhã desta segunda-feira (27), o cemitério da Catedral de Nápoles. O local onde eles viviam, em Pianura, pegou fogo e eles ficaram sem ter onde alojar-se. Patrulhas da polícia circulam em frente ao templo,  mas a situação é tranqüila.

O’Professore

Os carabinieri prenderam, neste domingo,  Adriano Graziano, 41 anos,  O’Professore, considerado o último chefe do clã mafioso dos Graziano, que opera nas províncias de Avelino,  Napoli e Salerno.  O mafioso é acusado de participar do massacre das mulheres, perpetrado contra integrantes de uma família rival.

Refondazione comunista

Pregando uma maior aproximação com a população e menos presença na televisão, Paolo Ferrero foi eleito, neste domingo, o novo secretário-geral da Refondazione comunista italiana. No VII Congresso do partido, realizado em Siena, ele obteve 142 votos a favor e 134 contra, além de quatro brancos e uma abstenção.

Boa vontade

O secretário do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, Arcebispo Agostino Marchetto, entende que para julgar a iniciativa do governo italiano que definiu como “emergência” a situação da imigração na Itália  devem ser considerados “os conteúdos das decisões”. É preciso também verificar a sua coerência no que diz respeito ao “auspiciado equilíbrio entre acolhimento e segurança”. O termo emergência - segundo o arcebispo - não é em si negativo: pode também referir-se a “medidas que considerem o afluxo dos países que implicam necessidade de proteção (Sudão, Somália, Eritréia, por exemplo), em linha com a legislação internacional para os refugiados e para aqueles que pedem exílio”. Portanto, aquilo que se auspicia, na aplicação das disposições  - afirma o prelado -, é “o respeito pelos direitos humanos de todos os trabalhadores migrantes e dos membros de suas famílias, bem como pelas normas internacionais acolhidas pela Itália no que concerne aos refugiados, aos que pedem exílio, aos apátridas, também aos ciganos, assim como aos que são objeto-sujeito do tráfico de seres humanos”.

Per non dimenticare

No próximo dia 2 de agosto ocorre, como todos os anos,  em Bologna,  o Dia de Homenagens às vítimas da tragédia de 1980, quando uma bomba explodiu na sala de espera da estação de trens local, provocando a morte de 85 pessoas, além de 200 feridos.