Toscanos mineiros
Se você reside em Minas Gerais, e tem ascendência italiana da região da Toscana, entre em contato com Carlos Bicalho (chbicalho@yahoo.com.br) ou com Fernando Fabbrini
(fabbrini@gmail.com).Eles pretendem criar uma nova associação em Minas Gerais. Não é necessário ter a cidadania italiana, mas a ascendência toscana é indispensável. Mande um e-mail para um deles com seu nome, telefone e a cidade da Toscana de onde veio sua família.
Adriano Apra
Reconhecido como um dos mais importantes críticos e historiadores do cinema italiano, Adriano Apra, professor associado de História do Cinema Italiano junto à Universidade de Roma Tor Vergata, diretor do Festival de Pesaro e da Cinemateca Nacional de Roma e presidente da Fundação Roberto Rossellini, participa, em Curitiba, do 2.º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino.
Adriano Apra I
Apra comanda, nesta quarta-feira (10), o seminário Rossellini e a Multimidialidade, que irá mostrar como, há 30 anos, o cineasta Roberto Rossellini colocou em evidência conceitos modernos sobre cinema, televisão, e mídia em seus filmes. Para ilustrar características intertextuais e multimidiaticas do cinema de Rossellini, serão exibidos trechos de clássicos como Paisá (1946), Europa 51 (1952), Índia, mãe terra (1957-59), Viagem à Itália (1961) e Cartesius (1973), entre outros.
Porto Alegre
Perguntar não ofende: será que a prefeitura de Porto Alegre sabe que, em Milão, está em desenvolvimento um evento que homenageia a cidade?
O primeiro do mundo
Anunciado como o primeiro viaduto estaiado em curvas do mundo, foi inaugurado, na última semana, em Campina Grande, Paraíba, o Viaduto Elpídio de Almeida, cujo projeto é do italiano Mario De Miranda.