UIL

Papa aparece na janela durante missa de Ramos

O Papa João Paulo II apareceu hoje na janela de seu quarto no Vaticano para abençoar os fiéis reunidos na Praça de São Pedro para assistir a missa de Ramos, que marca o início das liturgias da Semana Santa. A breve aparição do Papa no momento da oração de Angelus foi recebida com muitos aplausos da multidão.

João Paulo II, que segurava um ramo de oliveira, parecia muito cansado e desconfortável com a cânula que foi introduzida há três semanas em sua traquéia. O Papa não falou durante a aparição, que durou quase um minuto.

Pela primeira vez em 26 anos de pontificado, João Paulo II não pôde presidir, por motivos de saúde, a missa de Ramos. O Sumo Pontífice, 84 anos, designou o cardeal italiano Camilo Ruini, bispo de Roma, para representá-lo na missa.

Quase 50 mil pessoas assistiram à missa sob o sol da primavera romana e oraram ao final pela saúde do Papa.

"Oremos por nosso amado padre, o Papa João Paulo II, para que o Espírito Santo o ilumine e o sustente, para que seu testemunho de fidelidade à Cristo sirva de exemplo e modelo para todos os jovens de amor supremo por aquele que o escolheu, e para que possa continuar sua missão até o fim da vida", pediu o cardeal Ruini ao fim da missa.

"Jesus na cruz não deprime nem debilita. Ao contrário, envia energias novas, como as que resplandecem dos santos que enriqueceram a fecunda história da Igreja e que emergem de forma especial hoje do rosto esgotado do Santo Padre", acrescentou Ruini.