UIL

Papa recebe 43,5 mil e-mails em dez dias

O papa João Paulo II recebeu nos primeiros dez dias deste mês de março 43.564 e-mails em que os remetentes lhe desejam uma pronta recuperação e uma longa vida para que possa continuar dirigindo a Igreja. Essas mensagens, informou, nesta sexta-feira, o Vaticano, foram enviadas ao link aberto no site do Vaticano sob o título "Mensagens para o papa" e precisam ser somadas às mensagens enviadas às congregações da Santa Sé e às centenas de cartas diárias enviadas por correio tradicional por centenas de crianças, em sua maioria italianas, ao Pontífice.

A maior parte das mensagens foi enviada em inglês (23 mil), seguida das mandados em espanhol (12 mil), português (3,5 mil), italiano, alemão, francês e polonês. Os fiéis desejam ao papa uma rápida recuperação, dizem que rezam por ele todos os dias, que é um exemplo de santidade e que pedem a Deus que lhe dê forças para prosseguir com sua missão. As mensagens são individuais, de famílias e de congregações religiosas.

Alguns fiéis contam que assistiram no Vaticano a uma das audiências pública da quarta-feira e outros pedem que reze por suas famílias. O e-mail juan_pablo_ii@vatican.va foi ativado no dia 25 de fevereiro deste ano, um dia após a internação do papa no hospital Gemelli de Roma, em que foi submetido a uma traqueostomia para superar uma crise respiratória aguda, causada por uma recaída do processo gripal que o afetou no início de fevereiro e que também o levou à Gemelli por nove dias.