Quando deve ser montada a árvore de Natal
A data ideal para montar a manjedoura e a árvore de Natal é tradicionalmente no início do Advento, que neste ano de 2022 ocorre em 27 de novembro, que é o tempo de preparação para celebrar o Natal.
O fundador da plataforma de evangelização New Fire, Pe. Jorge Obregón LC, explica que tanto a manjedoura quanto a árvore costumam estar presentes nas casas até a Epifania, quando é lembrada a visita dos Magos ao Menino Jesus em Belém. Epifania significa “manifestação” em grego, no sentido de que Deus se revela e se dá a conhecer.
Padre Juan Carlos Vasconez, doutor em Teologia Moral pela Universidade da Santa Cruz (Roma) e diretor do apostolado "10 minutos com Jesus-América Latina", concordou que os fiéis "tendem a instalar o presépio ou presépio voltado para o primeiro domingo do Advento". Já quanto ao dia em que os objetos devem ser guardados, os católicos também costumam fazê-lo "no final do tempo do Natal, no domingo seguinte à Epifania, ou seja, na festa do Batismo do Senhor".
Sobre as decorações que já se veem nas ruas, antes do Advento, o coordenador da Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Vitória (Brasil), Pe. Rodrigo Chagas, explicou que muitas pessoas se deixam levar pela moda, principalmente no comércio, que antecipa tudo, pois precisam de mais tempo para fazer suas vendas. “Como nosso objetivo é Cristo, não precisamos ter tanta pressa para montar a árvore de Natal e decorar a casa”, disse ele.
“O que nos diferencia, cristãos católicos, é que também não devemos decorar tudo no mesmo dia. É preciso começar no primeiro dia do Advento e, à medida que o Natal se aproxima, vamos decorando cada vez mais a nossa casa até que chegue a grande noite em que Cristo Senhor nasce entre nós”, acrescentou.
Padre Rodrigo disse que durante o Advento “devemos estar reunidos em oração”; e “em relação à decoração, aquele momento da decoração da casa, você tem que vivê-lo todos os domingos”.
Significado de preparação para o nascimento de Jesus
O Diretório da Piedade Popular e da Liturgia, publicado em 2002 pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, indica que a preparação para o nascimento é "uma ocasião para os familiares entrarem em contato com o mistério do Natal, e para que sejam recolhidos num momento de oração ou leitura das páginas bíblicas referentes ao episódio do nascimento de Jesus”.
Significado de preparar a árvore de Natal
O mesmo documento especifica que “independentemente da sua origem histórica, a árvore de Natal é hoje um sinal fortemente evocativo, bastante difundido nos ambientes cristãos; evoca tanto a árvore da vida, plantada no Jardim do Éden (cf. Gn 2,9), como a árvore da cruz, e assim adquire um significado cristológico: Cristo é a verdadeira árvore da vida, nascida da nossa linhagem, da terra virgem Santa Maria, árvore perene, fértil em frutos.
Fonte: ACI Prensa