UIL

Roma comemora a chegada da Befana

Em Roma, as comemorações em torno da chegada da Befana - festa tradicional de adultos e crianças italianas, realizada no dia 6 de janeiro - foram divulgadas pelo governo local com o pedido de contribuições em solidariedade às vítimas do maremoto no sudeste asiático. Uma série de eventos foi programada, envolvendo apresentações teatrais, maratonas e espetáculos de dança e música ao ar livre.

A Befana das crianças

As crianças italianas esperam a visita da Befana, uma espécie de feiticeira velha que desce pela chaminé das casas, carregada de presentes.

A feiticeira Befana traz sempre consigo um sino, para anunciar a sua chegada e uma vara também, para assustar as crianças desobedientes.

De acordo com a lenda, Befana negou ajuda aos três Reis Magos, quando estavam indo visitar o menino Jesus em Belém. Cansados e com fome, eles seguiram viagem, sem terem conseguido nada para comer, nem um pouso para descansar.

A velha feiticeira, com remorso pela maldade que fez, tentou chamá-los de volta, mas os Reis já estavam bem longe.

Até hoje, Befana vaga pelo mundo, procurando o Menino Jesus e, todo dia 6 de janeiro, leva presentes para as crianças, comemorando a Epifania, que é o nome que se dá para a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.