Sebastião Salgado receberá Prêmio Internacional na Itália
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado será agraciado com o Prêmio Internacional Primo Levi, no próximo domingo (27), às 21h, na Sala del Maggior Consiglio do Palazzo Ducale, em Gênova, na Itália. A manifestação é organizada pelo Centro Cultural Primo Levi, instituição judaica com sede em Gênova, que anualmente premia atividades culturais que contribuam para a paz e para a justiça de um mundo livre de preconceitos.
A motivação da homenagem, conforme a comissão científica do evento, foi o "olhar e a paixão com os quais o maior documentarista fotográfico do nosso tempo testemunhou, por anos, em todos os lugares do planeta, as dramáticas condições de vida dos povos africanos, as trágicas condições do mundo do trabalho, a situação de sujeição política dos povos da América do Latina, as grandes migrações humanas”.
Entre os já premiados, ao longo dos anos, estão Elie Wiesel, Willy Brandt, Hans Jorghen Holst, Jacques Delors, Lea Rabin, Médecins Sans Frontières, Shimon Peres, Carlo Azeglio Ciampi, Carla Del Ponte, Nadine Gordimer, Andrea Riccardi, Amos Oz, Simone Veil, Andrzej Wajda, Ágnes Heller, Jacob Finci, Denis Mukwege, Guido Calabresi e, agora, Sebastião Salgado.
A mostra Genesi, de Sebastião Salgado, esteve em exposição em Gênova, de 27 de fevereiro a 26 de junho deste ano, no Sottoporticato do Palazzo Ducale. A curadoria da mostra é de Lélia Wanick Salgado.