UIL

TV mostra Papa falando e rezando em hospital

A televisão do Vaticano mostrou, nesta sexta-feira, imagens do Papa falando em capela no seu quarto no hospital Gemelli em Roma. Essa é a primeira vez que a voz do Pontífice é ouvida publicamente desde que ele foi submetido a uma traqueostomia em 24 de fevereiro para facilitar a respiração.

O vídeo foi feito durante a realização de uma missa pelo Pontífice, com a presença de dois bispos da Tanzânia. Foram recebidos o cardeal arcebispo de Dar-es-Salam, Polycarp Pengo, e o bispo de Rulenge e presidente da Conferência Episcopal de Tanzânia, Severine Niwemugizi.

O Papa aparece dizendo com voz rouca "va bene" (tudo bem em italiano). João Paulo II é visto sentado durante a missa. A sua voz recitando as orações da missa é ouvida com dificuldade.

Os dois bispos da Tanzânia dizem ao Papa, em inglês, que a população tanzaniana está rezando por ele e o ama. Ao que ele responde com o "va bene".

O Pontífice também entregou aos prelados o discurso preparado para a visita "ad limina", a qual estão obrigados a realizar à Sede Apostólica todos os bispos do mundo a cada cinco anos. Nele, analisou a situação da Igreja no país africano.