UIL

Vaticano divulga imagens Papa em boa forma passeando por jardim

O Vaticano divulgou nesta segunda-feira fotos do Papa passeando pelos jardins de Castel Gandolfo em um automóvel elétrico, nas quais é possível vê-lo sorrindo e com uma boa aparência, o que contradiz os rumores sobre uma piora de sua saúde.

As imagens foram gravadas na tarde de ontem pelo Centro Televisivo Vaticano (CTV) e foram transmitidas no telejornal do maior canal da televisão pública italiana, RAI, que ressaltou que o bom estado de saúde de João Paulo II, de 84 anos, contrasta com as informações fornecidas em alguns meios de comunicação de que a saúde do Pontífice teria sofrido uma recaída nos últimos tempos.

Em suas últimas aparições públicas, durante a audiência geral da quarta-feira passada e o Ângelus de ontem, o Papa apresentou sinais evidentes de cansaço, manifestados em uma notável dificuldade para ler e para respirar.

Tudo isso contribuiu para o surgimento de rumores sobre uma piora de sua saúde, já que João Paulo II sofre do mal de Parkinson e já não caminha, utilizando uma cadeira especial que o permite inclusive celebrar a missa sem ter de se levantar.

Nas imagens gravadas pelo CTV, no entanto, é possível ver um Papa sorridente com boa aparência que passeia em um veículo elétrico entre as oliveiras dos jardins de sua residência de Castel Gandolfo, 30 quilômetros ao sul de Roma.

João Paulo II passeou junto a seu secretário pessoal, o arcebispo Stanislao Dziwisz, e vários colaboradores.

Durante o percurso, o Pontífice se encontrou com várias monjas franciscanas, com quem trocou algumas palavras. As religiosas lhe disseram que rezavam por ele.

Em outros momentos da gravação se vê o Papa sentado em uma cadeira e apoiado sobre uma mesa de madeira, típica de jardim, enquanto lê o breviário.

Em nenhum momento a gravação dá a sensação de que o Pontífice se encontra mal, o que fez o telejornal da RAI afirmar que essas imagens contrastam com o que se afirma sobre uma piora de sua saúde.

O Vaticano não costuma comentar as diversas especulações sobre a saúde do Papa feitas há tempos nos meios de comunicação.

A Santa Sé publicou também o calendário das cerimônias que João Paulo II presidirá até 31 de dezembro, com destaque para a longa e solene Missa do Galo na meia-noite do 24 de dezembro.

João Paulo II também beatificará em 3 de outubro cinco servos de Deus, entre eles Carlos I de Hasburgo, último imperador da Áustria e rei da Hungria, e em 17 de outubro presidirá a missa solene da abertura do Ano da Eucaristia, proclamado por ele no último dia do Corpus Christi e com o qual pretende realçar o significado do sacramento que lembra o sacrifício de Cristo.