UIL

Berlusconi espera encerrar crise de governo ainda nesta semana

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, expressou sua confiança em que a crise de governo acabará ainda "nesta semana" e assegurou que as mudanças no novo gabinete "não serão tantas".

Depois de anunciar no Senado a renúncia do governo para formar um novo Executivo, também presidido por ele, Berlusconi assinalou que sua próxima equipe de governo "não terá muitas mudanças".

"Em outros países, como fizeram (o primeiro-ministro britânico, Tony) Blair e (o ex-presidente espanhol José María) Aznar, foi possível fazer mudanças de forma autônoma (sem passar pelo Parlamento), de cinco ou seis ministros", lembrou o chefe do Executivo.

Ele também indicou que depois de apresentar a renúncia e fazer consultas com o presidente italiano, Carlo Azeglio Ciampi, estará "imediatamente preparado para (apresentar) a lista" de ministros e "prestar juramento".

O anúncio de Berlusconi acontece depois de vários dias de pressões por parte de seus parceiros de coalizão para que ele designasse um novo governo, também presidido por ele, para chegar ao fim da legislatura em 2006, depois dos péssimos resultados obtidos pela maioria nas últimas eleições regionais.