Facebook

Concurso internacional escolhe o melhor Risoto do Rio de Janeiro

Mostrar a habilidade, agilidade e destreza de profissionais e alunos de gastronomia no preparo do Risoto é o objetivo do IX Concurso Internacional de Risoto, que será realizado de 22 a 24 de outubro, no Rio de Janeiro. Os quatro primeiros colocados terão as despesas pagas para participar de um concurso de gastronomia na Itália.  A realização é  da Associação Internacional de Comércio e Cultura (AICC) e da Unione degli Italiani nel Mondo (UIM Rio), sob a coordenação técnica de seu presidente, Rafael Zibelli Neto , e do delegado da Federazione Italiani Cuochi (FIC), Mario Tacconi. O patrocínio é do Consorzio Canavese Export e Regione Piemonte.

A novidade da edição deste ano é que o concurso será realizado “in company”, ou seja, nos estabelecimentos aonde os participantes trabalham ou estudam. Serão avaliadas a técnica e a apresentação dos participantes, bem como a degustação dos pratos. Os restaurantes ou escolas que fizerem parte da seleção deverão disponibilizar sua cozinha e utensílios para a feitura da receita. A apuração dos votos será  divulgada no final de cada apresentação.

O júri será composto por representantes do Consorzio Canavese Export, da UIM Rio, AICC e a FIC. Todos os concorrentes receberão Certificados de Participação. Sendo que os quatro primeiros colocados - um chef de Niterói, dois do Rio de Janeiro, e um estudante da Universidade Estácio de Sá - terão viagem e estadia pagas pelo Consorzio Canavese Export para participar de um concurso de gastronomia na Itália, com viagem prevista para Abril ou Maio de 2009.

Serão avaliados os seguintes critérios: pratos da cozinha italiana no menu do restaurante, imagem do Piemonte na receita proposta, inovação e criatividade, possibilidade de reprodução da receita com os mesmos ingredientes na Itália para a inclusão do prato no menu dos restaurantes piemonteses.

Para inscrever-se, o participante deverá enviar para a UIM Rio, a ficha de inscrição e a ficha de Receita, preenchidas e assinadas, até o dia 17 de outubro, pelo fax  (21) 2215-4484.ou email. uimrio@yahoo.com.br

Conheça, abaixo, a ficha de inscrição e o regulamento do concurso.

Ficha de inscrição

Regulamento

UIM Rio

A Unione Italiani nel Mondo (UIM) no Rio de Janeiro, ligada a UIL-Unione Italiana del Lavoro, é uma das 1219 sedes localizadas em 52 países da organização sindical italiana, cujo trabalho é dirigido à defesa dos direitos sociais, políticos e previdenciários dos italianos e seus descendentes em todo o Mundo. A UIM Rio de Janeiro está habilitada a desenvolver projetos sociais de cunho cultural, qualificação profissional e outros, junto com as associações, entidades sindicais e órgãos governamentais, focados em iniciativas sociais de interesses mútuos entre Itália e Brasil.

A UIM Rio de Janeiro foi criada em 2007, e tem a sua sede na Rua Alcindo Guanabara, 24 – Sala 910 – Rio de Janeiro-RJ.

Está eleita para um mandato de cinco anos a seguinte Diretoria:

Marco Antônio Lucidi, Presidente de Honra
Rafael Zibelli Neto, Presidente
Paolo Cerritelli, Vice-Presidente
José Valdemir Gusmão Soares, Diretor Primeiro Secretário
Carlo Zaldini, Diretor Segundo Secretário
Hélio Borneo, Diretor Primeiro Tesoureiro
Américo Figueiredo De Souza, Diretor Segundo Tesoureiro
Roberto Bigoni, Diretor Cultural
Pietro Petraglia, Diretor de Comunicação
Robert Broers, Diretor de Projetos
Odilon De Barros Pinto Junior, Diretor de Relações Institucionais
Roberto Zaccaro, Diretor Social
Lia Vassimon, Diretora de Hospedagens
Giovanni Carboni, Diretor de Gastronomia
Alberto Buglione, Diretor de Turismo
José Ricardo Velloso Perrella, Diretor de Esporte e Lazer

Conselho Fiscal: Santino Ceraldi, Carlo Guida e Vicente Torroco Ciminelli; Suplentes Manoel Rampini, Renato Ruffo e Domenico Viceconte.