Facebook

III Copa Brasileira de Pizzarias revela novos talentos

Uma tradição que se reinventa a cada dia. É o que os visitantes podem conferir nas etapas da III Copa Brasileira de Pizzarias. Depois de passar por Vitória, Belém, Recife, Brasília e Porto Alegre, Santos, no litoral sul do Estado de São Paulo, vai entrar no circuito dessa saborosa competição. Até o momento 11 pizzarias foram escolhidas nestas cinco etapas.
 
No dia 9 de março, Santos sedia a 6ª etapa da Copa, que terá duas pizzarias selecionadas para a grande final que acontece em São Paulo, entre 15 e 18 de junho, durante a Fispal Food Service 2009 - Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar. Um local mais do que apropriado. Afinal, São Paulo é a segunda cidade do mundo onde se consome o maior número de pizzas, perdendo apenas para Nova Iorque. Nada surpreendente, ainda mais quando se sabe que a capital paulista é a cidade mais italiana do mundo fora da Itália. Embora, é certo, a pizza tenha se tornado uma preferência  entre as mais diferentes etnias. Na grande São Paulo, as pizzarias produzem cerca de 42,9 milhões de unidades por mês. Na capital, há uma estimativa de que 40 mil pizzas sejam feitas por hora por cerca  de 5.800 pizzarias.
 
Ainda quanto à III Copa, a competição vai passar também pelo interior de São Paulo, na cidade de Nova Odessa, no dia 30 de março. De lá, segue para o Rio de Janeiro, no dia 6 de abril. A capital paulista recebe a 9ª etapa em 27 de abril e Fortaleza será a 10ª cidade a entrar no circuito, no dia 18 de maio. Para a final, a III Copa Brasileira de Pizzarias volta a São Paulo no mês de junho, quando 33 finalistas vão disputar o título de Melhor Pizzaria do Brasil e o pizzaiolo  ganha uma viagem à Itália com acompanhante.
 
A escolha do sabor das pizzas fica a critério do participante, deixando o competidor livre para expor toda sua criatividade. O coordenador da Copa de Pizzarias, Ronaldo Ayres, dá uma dica aos competidores. Ele diz que criatividade é fundamental, mas “é preciso ter conhecimentos técnicos para fazer uma pizza de qualidade”. Ronaldo esclarece que durante a avaliação é necessário “sentir o gosto da massa e a fruta do tomate. A cobertura e o recheio são para dar um equilíbrio.”
 
Para compor o júri em cada uma das etapas, a organização do evento, promovido pela Brazil Trade Shows, convida chefs de cozinha e personalidades locais. Eles avaliam quesitos como a apresentação pessoal do candidato; a organização da mesa de trabalho; a habilidade do pizzaiolo; a abertura da massa; o aspecto final da pizza; a criatividade; o corte, o aroma e o sabor.

A III Copa Brasileira de Pizzarias tem o patrocínio nacional do Grupo Ocrim (fabricante das farinhas Mirella e Trigolar), da Danubio e da Nacional Gás e o apoio da Granomaq (fabricante de fornos).

Veja os classificados das etapas anteriores:

VENCEDORES 1ª ETAPA – ESPÍRITO SANTO (Vitória – 22/set/2008)
1º lugar: BABBO GIOVANNI - Pizza: Vitória (à base de mussarela de búfala, lingüiça de javali moída)
2º lugar: LA VITTÓRIA PIZZA E VINHO – Pizza: La Vittória (à base de queijo brie, shiitake e shimeje)

VENCEDORES 2ª ETAPA – NORTE (Belém – 20/out/2008)
1º lugar: PIZZARIA VITÓRIA – Pizza: Pizza do Brasil (à base de mussarela de búfala, pirarucu e camarões rosa)
2º lugar: GOSTINHO PARAENSE PIZZARIA – Pizza à Paraense (à base pirarucu temperado com jambu, pimentinha, cheiro-verde e tucupi)

VENCEDORES 3ª ETAPA – NORDESTE  (Recife – 4 à 7/nov/2008)
1º lugar: PIZZARIA CASA D’ITÁLIA – Pizza: Pizza À Moda da Casa (à base de mussarela de búfala e frutos do mar)

2º lugar: MAGGIORASCA – Pizza: Delizia Del Mangue (à base de carne de caranguejo, cheiro verde e azeite de côco)

3º lugar: NA RUA BISTRÔ – Pizza: Tem Galinha No Porto (à base de charque, queijo coalho, castanha de caju e ovo de codorna)

VENCEDORES 4ª ETAPA – CENTRO-OESTE (Brasília – 8/dez/2008)
1º lugar: PIZZA à BESSA – Pizza: Pizza à Bessa (à base de linguicinha mineira fatiada e pimenta verde)
2º lugar: VALENTINA PIZZARIA – Pizza: Alho Poro & Mascarpone (à base de shiimeji e alho poro)

VENCEDORES 5ª ETAPA – SUL (Porto Alegre – 26/jan/2009)
1º lugar: FORNELLONE PIZZARIA (Gramado) – Pizza: Roba de Pazzi (à base de queijo gorgonzola e cebola caramelada)
2º lugar: PIZZARIA MANJERICÃO – Pizza: Di Parma (à base de queijo parmesão, rúcula e presunto de parma cru)

SERVIÇO:
Próxima etapa:
Etapa São Paulo - Litoral
Data: 9 de março
Horário: 13h
Local: restaurante do Clube Internacional de Regatas
Endereço: Avenida Almirante Saldanha da Gama, nº5 – Ponta da Praia
Santos (SP)

Demais etapas:
30 de março - Etapa São Paulo Interior - Nova Odessa
6 de abril - Etapa Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
27 de abril - Etapa São Paulo Capital - São Paulo
18 de maio - Etapa Ceará - Fortaleza

Final:
Fispal Food Service 2009
25ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar
Data: 15 a 18 de junho
Horário: das 13h às 21h
Local: Expo Center Norte - São Paulo – SP