Polenta e baccalà
A combinação clássica da tradição italiana, onde o peixe, primeiro é frito e depois cozido suavemente num saboroso molho de tomate, e depois servido com uma polenta mole.
INGREDIENTES
Para o bacalhau
1 kg de bacalhau já dessalgado; 500 ml de molho de tomate rústico; 1 cebola branca; 1 dente de alho; azeite extra virgem; sal.
Para a polenta
250 g de farinha para polenta; 1 litro de água; sal.
Neste prato, utiliza-se o bacalhau já demolhado, de modo a agilizar muito o tempo de preparação. Primeiro frita-se levemente em uma panela com azeite e depois deixa-se cozinhar suavemente no molho de tomate, que servirá como um molho convidativo para acompanhar a polenta.
MODO DE PREPARAR
1. Primeiro, lave o peixe e seque-o. Certifique-se de que não há mais espinhos. Corte em pedaços do mesmo tamanho e enfarinhe-os um a um, com um pouco de farinha.
2. Frite em uma panela com um pouco de azeite extra virgem. Depois de frito, transfira para um prato com papel toalha para absorver o excesso de óleo. Em uma panela despeje duas colheres de azeite extra virgem e adicione a cebola fatiada e o dente de alho: cozinhe até a cebola amolecer. Se necessário, você também pode adicionar uma colher de sopa de água.
3. Neste ponto adicione o bacalhau, cozinhe-o virando-o suavemente de ambos os lados e depois junte o purê de tomate. Deixe descansar por cerca de 20 minutos, ou até que o molho reduza um pouco.
4. Coloque 1 litro de água salgada para ferver em uma panela grande: despeje a farinha aos poucos (assim você evita a formação de grumos) e misture com um batedor. Continue por cerca de 40 minutos, a fim de obter uma polenta encorpada e macia. Coloque numa travessa e junte o bacalhau com uma quantidade generosa de molho. O bacalhau com polenta está pronto a servir.