Uma nova escola de gastronomia italiana em Santa Catarina
A instalação de uma escola de gastronomia italiana na região denominada Costa Esmeralda (Porto Belo, Itapema e Bombinhas), em Santa Catarina, tomou novo impulso a partir da realização da 3ª Semana Internacional de Gastronomia, realizada no último mês. Na ocasião, o chef Giuliano Tassinari, da Scuola Alberghiera e di Ristorazione di Serramazzoni, em Modena. Participou de um workshop, apresentando pratos típicos da Emilia Romagna.
Ainda no mês de junho passado, uma comitiva com representantes dos três municípios e do governo do Estado viajou para Emilia Romagna com o propósito de conhecer as instalações da Escola de Serramazzoni, uma referência na Europa e uma das mais conceituadas instituições de formação profissional.
A parceria pretende provocar o desenvolvimento sustentável por meio da construção de uma política de incremento baseada na qualificação da mão-de-obra hoteleira e gastronômica associada à implantação do modelo slow food, com pesquisas das tradições culinárias e incentivo à produção local.
O deputado Dado Cherem (PSDB), um dos incentivadores do projeto, destaca que a escola da costa Esmeralda proporcionaria um curso técnico, qualificando a mão-de-obra e elevando a cultura gastronômica da região