Facebook

Uma nova escola de gastronomia italiana em Santa Catarina

A instalação de uma escola de gastronomia italiana na região denominada Costa Esmeralda (Porto Belo, Itapema e Bombinhas), em Santa Catarina, tomou novo impulso a partir da realização da  3ª Semana Internacional de Gastronomia, realizada no último mês. Na ocasião, o chef  Giuliano Tassinari, da Scuola Alberghiera e di Ristorazione di Serramazzoni, em Modena. Participou de um workshop, apresentando pratos típicos da Emilia Romagna.

Ainda no mês de junho passado, uma comitiva com representantes dos três municípios e do governo do Estado viajou para Emilia Romagna com o propósito de  conhecer as instalações da Escola de  Serramazzoni, uma referência na Europa e uma das mais conceituadas instituições  de formação profissional.

A parceria pretende provocar o desenvolvimento sustentável por meio da construção de uma política de incremento baseada na qualificação da mão-de-obra hoteleira e gastronômica associada à implantação do modelo slow food, com pesquisas das tradições culinárias e incentivo à produção local.

O deputado Dado Cherem (PSDB), um dos incentivadores do projeto,  destaca que a escola da costa Esmeralda proporcionaria um curso técnico, qualificando a mão-de-obra e elevando  a cultura gastronômica da região