Granita siciliana
A história da granita é muito antiga e fascinante, a tradição remonta ao domínio árabe na Sicília, quando os árabes trouxeram consigo a receita do sorvete, uma bebida gelada aromatizada com sucos de frutas ou água de rosas. Os nobres sicilianos revisitaram-na, utilizando a neve recolhida durante o inverno nas montanhas da ilha. Ao longo dos séculos, houve várias evoluções, até se tornar a granita que conhecemos hoje.
Esta receita de granita permite prepará-la sem dificuldade: basta um freezer e um pouco de paciência para quebrar os cristais de gelo que se formam a cada meia hora, até atingir a consistência certa. Abaixo, os ingredientes para 4 porções.
Ingredientes
- 500g de suco de limão
- 500g de água
- Casca comestível de 1 limão
- 200g de açúcar
- Folhas de hortelã fresca
Para preparar a granita de limão, extraia primeiro o suco dos limões frescos e rale uma colher de raspas. Em seguida, prossiga com o preparo da calda.
Numa panela, dissolva o açúcar em 500 g de água e uma colher de cascas de limão bem raladas. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido, desligue o fogo e deixe esfriar. Em uma tigela, misture o suco de limão com a calda já fria e leve ao freezer.
Depois de meia hora, retire a tigela e quebre os cristais com um garfo. Coloque no congelador e repita a operação 3-5 vezes dependendo da textura que deseja obter. Sirva a granita de limão com algumas folhas de hortelã a gosto.
Veja aqui todas as receitas italianas em oriundi.net