
A origem da Família Gasparini no Brasil
Os primeiros integrantes da família Gasparini no Brasil foram o casal Antonio Gasparini e Regina Tonetto, que chegaram ao país com seus cinco filhos - Pasqua, Pietro, Sante, Alessio e Luigi -, munidos apenas de duas maletas e muita esperança.
A viagem teve início em 1º de abril de 1887, no porto de Gênova, a bordo do Vapor “Perseo”. Por conta de doenças que assolavam os tripulantes e passageiros do navio, a família ficou um período de “quarentena” na Ilha das Flores, no Rio de Janeiro. De lá, embarcaram no navio o “La France” e chegaram ao Porto de Santos, no início do mês de maio.
O registro da família na Hospedaria dos Imigrantes, na cidade de São Paulo data de 06 de maio de 1887. No local, foram recebidos como residentes e trabalhadores na Fazenda Piedade, localizada na Penha do Rio do Peixe (antigo nome da cidade de Itapira).
Em terras brasileiras o casal concebeu mais dois filhos: João e Maria. O patriarca Antonio faleceu no dia 30 de agosto de 1921 e a matriarca Regina, em 08 de dezembro de 1925. Seus descendentes espalharam-se pelo vasto território brasileiro, sendo que seu filho Pietro escolheu Mogi Mirim (SP) como morada. Na cidade, ele casou com a também italiana Maria Letizia Arteggiani, gerando os filhos José, Antônio, Santo, Delphina, Affonso e Maria.
Antonio, com o mesmo nome do avô, casou-se com Ângela Quaglio, que tiveram os filhos Rosalina, Teresa, Juventino, Adelino, Luis e Alides. Juventino (que ficou conhecido como “Tino”) firmou matrimônio com Oscarlina, sendo eles os pais de Roberto Gasparini e de Raul, Rodolfo, Romildo, Romeu, Maria Terezinha e Mafalda.
Roberto Gasparini
gaspariniroberto@yahoo.com.br